domingo, 17 de setembro de 2017

Ansiolíticos naturais

Confira quais são os ansiolíticos realmente naturais

Entre os ansiolíticos naturais, destaque para alguns chás e alimentos que combatem a depressão e a ansiedade

Em decorrência da quantidade de tarefas que precisam ser executadas por dia, responsabilidade com o trabalho e corre-corre, muita gente é vítima de problemas como estresse e ansiedade. Como tratamento é comum recorrer a medicamentos que geram certa dependência. Mas, você sabia que a natureza pode ajudar a contornar os níveis de ansiedade e estresse do dia a dia, por meio dos ansiolíticos naturais?

Isso é possível, graças a medicina alternativa, que foi buscar em algumas plantas e ervas a dose ideal para se manter calmo e longe da tensão corriqueira. Elas são capazes de promover o relaxamento do organismo, controlar o estresse, acabar com a insônia, depressão e até ajudar na concentração. Para tanto, é necessário ter um certo conhecimento quanto a esses milagrosos ingredientes naturais.


Os ansiolíticos naturais mais utilizados estão enquadrados na modalidade de chá, até porque, essa é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Fora isso, alguns alimentos específicos também podem ajudar na resolução do problema. Para tanto, basta incluí-los na sua dieta diária sem qualquer prejuízo a saúde, muito menos a balança, já que muita gente também se preocupa com ela.Confira quais são os ansiolíticos realmente naturais e eficazes

Ansiolíticos naturais

Chás

Para combater o estresse e a ansiedade, os chás calmantes aparecem no topo da lista das recomendações. Eles podem ser encontrados com facilidade e o preparo da bebida também é condizente com a vida corrida da maioria da população. Entre as principais ervas que podem ser utilizadas, destaque para a camomila, valeriana, passiflora, erva-cidreira, jujuba, lúpulo e centelha asiática.

Todas as ervas citadas anteriormente possuem efeito calmante. Além de controlar os níveis de estresse e ansiedade, ela também pode ser usada para combater a insônia, nervosismo e depressão. A ingestão diária do chá de algumas dessas ervas não deve ultrapassar as três xícaras. Porém, é necessário tomar alguns cuidados quando a incorporá-las no dia a dia de qualquer paciente.

A pesar de se tratar de ingredientes naturais, o médico deve ser consultado. Esse profissional possui conhecimento suficiente para certificar o uso correto e consciente de qualquer ingrediente natural. 

Esse cuidado vai garantir também que outros problemas mais grave, como alergia e incompatibilidade com o tratamento sejam desencadeados.
Vale também fazer um alerta especial para as mulheres grávidas, lactantes e pacientes com problemas cardiovasculares, pois esses devem evitar de tomar qualquer tipo de chá, principalmente quando não passam pelo crivo de um médico. As crianças também merecem cuidado, já que muitas dessas ervas possuem substâncias fortes que podem causar problemas, principalmente pelo organismo ainda está em desenvolvimento.

Como preparar os chás ansiolíticos

Para preparar qualquer tipo de chá, uma receita pode ser tomada como base. Você vai precisar de uma panela, 200 ml de água e uma colher de sopa da erva em questão. O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que ela começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe a panela tampada por cinco minutos, logo em seguida, use uma peneira para remover a erva e o chá está pronto para ser ingerido.
A recomendação é que a dose diária não ultrapasse as três xícaras. O mais sensato é que o próprio médico faça essa recomendação.

Alimentos ansiolíticos naturais

Seguir uma alimentação balanceada é essencial para a promoção de hábitos saudáveis. Além de evitar muitas doenças e controlar taxas que podem representar riscos para a saúde, a prática também ajuda a manter o organismo saudável. No que diz respeito aos alimentos que são considerados ansiolíticos naturais, ou seja, que combatem o estresse, ansiedade, insônia e relaxamento do organismo, alguns são indicados.

O triptofano é uma das substâncias que tratam essa condição nas pessoas. Ela ajuda na produção da serotonina, hormônio responsável pela promoção do bem-estar. Dessa forma, alimentos que possuam o triptofano em sua composição ajudam a promover o relaxamento, evitando a insônia e reduzindo o estresse.
Nas lista de alimentos ansiolíticos podem ser destacados a cereja, maçã, uva, laranja, banana, morango, aveia, mel, milho, arroz, queijo, ovo, nozes, batata-doce, leite, castanha-do-pará e alface. Eles combatem o mau humor, auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso, relaxa os músculo, combatem a fadiga e relaxam os músculos

Benefícios e propriedades do aipo

Aipo

Também conhecido como salsão, o aipo é uma planta que é consumida como verdura em diversas receitas de saladas e sopas. Com baixas quantidades de caloria, o alimento possui folhas verdes, e a parte mais comumente consumida é o talo. Pertencente à família dos Apiaceae, o aipo pode ser consumido cru ou cozido a vapor. As folhas também podem ser usadas, normalmente o são na forma de temperos, e suas sementes têm seus óleos extraídos para aplicação em medicamentos variados.Image result for aipo

Benefícios e propriedades

Rico em vitaminas A, V, C, E, K, cálcio, potássio, sódio e fósforo, o aipo contém fibra dietética, baixa quantidade de gordura e de proteínas. Sua composição é de, basicamente, 95% de água.
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o aipo previne artrite, gota, asma e bronquite e, além disso, por ser um diurético, ajuda na remoção de toxinas nos rins e inibe problemas como pedras nos rins e na vesícula biliar.
Com efeito relaxante, o óleo extraído na forma de suco de aipo ajuda a melhorar a qualidade do sono e eliminar o estresse, trazendo tranquilidade para a rotina de quem o consome.

Prevenção do câncer

Por conter flavonoides, o seu consumo ajuda a limitar o crescimento das células cancerígenas. Além disso, possui cumarina, que é um fitoquímico que evita o aparecimento de câncer do estômago e do cólon.

Coração e pressão

Rico em antioxidantes e anti-inflamatórios, o aipo ajuda a reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial, relaxando ainda os vasos sanguíneos. Isso reduzirá os riscos de doenças cardiovasculares. Fonte de potássio, este alimento ajuda a equilibrar os electrólitos do corpo e a diminuir os hormônios do estresse, combatendo a pressão alta e os problemas cardíacos.

Emagrecimento

Com poucas calorias, muita água e muita fibra dietética, o aipo ajuda quem está buscando o emagrecimento. As fibras ajudam a regular o intestino diminuindo o inchaço e, além disso, ajuda a dar a sensação de saciedade, evitando que o consumo de outros alimentos seja intenso. Com poucas calorias, este pode ser ingerido em saladas ou até mesmo mastigado durante o lanche para ajudar no emagrecimento.
Suas propriedades envolvem sua ação como laxativo, ajudando dessa forma a controlar a prisão de ventre, podendo ser consumido também para melhorar esta condição.

Vida sexual ativa e redução de problemas menstruais

Androsterona e androstenol são dois ferormônios que estão presentes no aipo. Graças à eles, o aipo pode ajudar a impulsionar a libido. Para esse objetivo, mastigue o aipo – isso ativará a liberação dos compostos.
Além disso, seu consumo, devido à presença de anethole fitoquímico estrogênica, auxilia na redução dos sintomas de TPM.