terça-feira, 18 de dezembro de 2018

CALCIO O AMIGO DOS OSSOS

Os sintomas de falta de cálcio no organismo, também chamado de hipocalcemia, surgem principalmente a longo prazo, quando a deficiência se prolonga por muito tempo, causando problemas como fraqueza nos ossos, osteoporose, sensibilidade nos dentes e palpitações cardíacas. O cálcio é um mineral fundamental para o bom funcionamento do organismo, principalmente para o funcionamento do sistema nervoso e saúde óssea, e está presente em vários alimentos como iogurte, leite, queijo, espinafre, tofu e brócolis, que devem ser consumidos diariamente para manter uma quantidade adequada de cálcio no organismo. Falta de cálcio: sintomas e como aumentar a absorção de cálcio

Sintomas de falta de cálcio

Os sintomas relacionado à deficiência desse nutriente no corpo são: 
  • Falta de memória;
  • Espasmos musculares;
  • Câimbras;
  • Formigamento nas mãos, nos pés e no rosto;
  • Depressão;
  • Alucinações;
  • Fraqueza dos ossos;
  • Irritabilidade, nervosismo e ansiedade;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Cáries e problemas frequentes nos dentes.
O diagnóstico da falta de cálcio no corpo é feito através de um exame de sangue convencional, no entanto, para saber se os ossos estão fracos, é necessário a realização de um exame que se chama de densitometria óssea'.
Como aumentar a absorção de cálcio
Para aumentar a absorção de cálcio no intestino e a sua utilização pelo organismo, além de aumentar o consumo de alimentos ricos nesse nutriente também deve-se aumentar o consumo de vitamina D, que está presente em alimentos como peixes, leite e ovos, além de aumentar o tempo de exposição ao sol, pois é na pele que ocorre a produção de vitamina D.Image result for vitamina solar
Além disso, a prática frequente de atividade física aumenta a absorção e fixação de cálcio nos ossos, sendo também importante ter cuidado com alguns medicamentos que podem diminuir a absorção de cálcio, como aqueles que contém colestiramina, neomicina, difenilidantoína e tetraciclina.

ESTRATÉGIA 1 FAÇA EXERCÍCIO REGULARMENTE.
A ideia de o que perde-se aquilo que não se movimenta é muito mais verdadeira depois dos 50. Durante a menopausa, o exercício se torna especialmente importante para a manutenção da massa óssea e da força muscular. Além de manter a resistência óssea, o objetivo principal do exercício é o aumento da massa muscular a fim de melhorar a função muscular e manter um bom equilíbrio e força. 
Músculos fracos e um mau equilíbrio podem contribuir para quedas e fraturas. O efeito positivo do exercício nos ossos depende tanto do tipo quanto da intensidade do exercício. Por exemplo, exercícios de resistência (ou fortalecimento muscular) tornam-se ainda mais importantes com o envelhecimento. 
Embora seja difícil acumular minerais ósseos após a idade adulta, há provas de que o exercício pode levar a modestos aumentos na densidade mineral óssea (DMO) da ordem de 1% a 2%. Os programas de exercícios devem ser adaptados às suas necessidades e capacidade, especialmente se você tiver osteoporose, apresentar elevada tendência de cair ou estiver frágil. 



Exercícios para mulheres pós-menopáusicas saudáveis que não têm osteoporose Image result for Exercícios para mulheres pós-menopáusicas SEM osteoporose


De maneira geral, o seu objetivo deve ser fazer entre 30 e 40 minutos de exercício de três a quatro vezes por semana, com alguns exercícios com sustentação de peso e de resistência no programa. Exemplos de exercícios: 

Sustencao do peso Exercicios de equilibrio, de postura e funcionais tambem desempenham um papel importante Fortalecimento muscular § dança § ginástica aeróbica de alto impacto § caminhada § Cooper/corrida § pular corda § subir escadas § tênis § EQUILÍBRIO exercícios que fortalecem as pernas e testam o equilíbrio, como o Tai Chi Chuan, podem reduzir o risco de quedas § POSTURA exercícios para melhorar a postura e reduzir a curvatura dos ombros podem reduzir o risco de fratura, particularmente da coluna § EXERCÍCIOS FUNCIONAIS exercícios que ajudam com as atividades diárias.