As causas específicas são desconhecidas, mas os sintomas estão ali. A síndrome do intestino irritável acomete muitas pessoas que sentem bastante desconforto com a doença. Entretanto, há tratamento e, melhor ainda, opções naturais para amenizar os sintomas e ajudar na cura do problema.
Os sintomas são diversos, variando entre indivíduos. Confira na lista abaixo os mais comuns:
- Gases
- Prisão de ventre ou diarreia
- Muco nas fezes
- Cólicas
- Dores abdominais
- Sensação de inchaço
Como tratar?
Desconfia-se que as grandes causas para a síndrome do intestino irritável sejam o estresse, a má alimentação e o uso de certos medicamentos. Dessa forma, a melhor maneira de tratar o problema é alimentando-se bem e controlando a saúde mental. Para quem necessita ingerir remédios controlados, o médico deverá ser consultado para que sejam esclarecidas as dúvidas sobre os efeitos da medicação e saber se há métodos alternativos. Os que sofrem com a prisão de ventre, por exemplo, podem aproveitar os benefícios do psyllium para melhorar o trânsito intestinal.Outro aspecto também importante é diminuir do cardápio o consumo de álcool, cafeína, açúcares e gorduras. Essas substâncias conseguem irritar ainda mais o intestino e acabam agravando o caso do cólon irritável.Remédios caseiros
Suchá de camomila e maracujá
Com propriedades benéficas para a síndrome do intestino irritável, essa bebida ajuda a diminuir os movimentos intestinais e acalmar o órgão. Confira a receita:Ingredientes:
– Um maracujá– Uma xícara de chá de camomilaComo preparar:
Bata no liquidificador a polpa de um maracujá juntamente ao chá de camomila. Beba o suchá duas vezes por dia, preferencialmente no lanche e antes de dormir.Vitamina de maracujá e iogurte
O iogurte possui bactérias benéficas ao intestino que ajudam a regular seu movimento e o maracujá ajuda a acalmar os nervos, evitando o estresse que causa o aparecimento das crises do intestino irritável. Confira a receita:Ingredientes:
– Um iogurte natural– Um maracujáComo preparar:
Misture no liquidificador o iogurte com a polpa do maracujá. Beba a vitamina no café da manhãImportante
Não cometa excessos! Mesmo que os tratamentos indicados sejam naturais, é importante que seu médico tenha conhecimento da sua vontade de fazê-los. Um fitoterapeuta irá indicar a quantidade certa e por quanto tempo deverá tomar as bebidas. Além disso, o tratamento com remédios caseiros não suspende o uso do medicamento indicado pelo profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário