segunda-feira, 4 de março de 2019

Saliva grossa – As 9 causas e tratamentos mais comuns


A saliva grossa não é, de todo, normal. Um problema como este pode sugerir a inflamação do trato respiratório superior, dos seios paranasais ou da cavidade oral.Image result for saliva grossa

Saliva normal


A saliva é uma secreção muito importante produzida nas glândulas salivares dentro da cavidade oral. O nosso corpo produz entre 1 a 2 litros desta secreção aquosa diariamente.
A saliva possui também enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos.
O normal é que ela possua uma consistência fina, de natureza alcalina e que não cause qualquer tipo de perturbação. Qualquer diferença às características referidas indica, normalmente, algum tipo de doença ou infeção.

Causas mais comuns para a saliva grossa

Desidratação


A água é o maior constituinte da saliva. Se está a beber menos água do que o requerido, é normal a produção de saliva mais grossa que o normal.
Os níveis de desidratação também se podem observar na urina, que fica mais escura com a falta de água no corpo.
Portanto, se não tiver outras queixas para além de uma expetoração espessa que tende a ficar na garganta, você pode apenas precisar de beber mais água.

Fumar


Fumar irrita o revestimento interno do trato respiratório, que por sua vez leva ao aumento da produção de muco. Fumadores sentem frequentemente que algo está preso nas suas gargantas, uma sensação de bolo na garganta.

Sinusite crônica 


Doentes com sinusite crônica queixam-se muitas vezes de saliva grossa e mau hálito. Isso acontece porque a produção de muco vai aumentar nos seios paranasais, que desce para a boca e para a parte de trás da garganta.


CandidíaseImage result for saliva grossa

Outra das razões pode ser a presença da candidíase na sua cavidade oral.
A candidíase oral, também conhecida popularmente de sapinho, é provocada pelo fungo Candida albicans e caracteriza-se pelo aparecimento de placas brancas com aspeto cremoso na língua, parte interior das bochechas, gengivas, amígdalas e céu da boca.

Resfriado e tosse

Está com tosse e sintomas de resfriado? Quando o paciente tem um resfriado ou outra infeção respiratória na qual são produzidas secreções mucosas, o muco espesso pode-se misturar com secreções salivares e torná-las viscosas e pegajosas.
Doenças auto-imunes

Uma causa rara poderia ser algum distúrbio auto-imune, como a síndrome de Sjogren.
A síndrome de Sjogren possui outros sintomas como a diminuição do cheiro e paladar, tosse seca, olhos secos e com sensação de areias, pele seca, dor muscular e articular, fadiga, secura vaginal, dor na língua e dor na garganta.
Para fazer o despiste desta doença deve fazer um exame sanguíneo.

Alergias sazonaisImage result for saliva grossa


Se você tem a saliva grossa durante alguns meses específicos do ano, pode ser uma reação alérgica sazonal.
O número de pólenes no ar aumenta exponencialmente na primavera. Quem é alérgico está mais exposto durante estas alturas, sendo que a saliva grossa, coceira nos olhos, fadiga, tosse, muco e congestão nasal são alguns dos sintomas mais comuns.

Medicação

Existem certos medicamentos que tendem a desidratar a cavidade oral, o que leva a um espessamento da expectoração. Esta lista inclui certos antidepressivos, anti-histamínicos e descongestionantes.

Níveis de glicemia elevados


Níveis de açúcar elevados no sangue estão associados à secura da boca e ao aumento da espessura da saliva.
Isso acontece na diabetes não tratada, gravidez e outros estados hiperglicêmicos.

Algumas dicas para combater o problemaImage result for saliva grossa


  • Beba muita água. Isso vai tornar a saliva mais aquosa e reduzir a sensação pegajosa
  • Evitar fumar. Isso leva a uma produção de muco espesso que se mistura com a saliva para tornar mais viscosa
  • Mantenha uma boa higiene oral. A saliva grossa é geralmente ácida e pode danificar os dentes
  • Consuma em abundância grãos integrais, frutas da época e vegetais frescos. Eles ajudarão a diminuir a produção de muco no organismo
  • Beba e consuma comidas quentes, como sopas de legumes e chás de ervas, que umedecem as suas vias respiratórias. Evite o café e chá, que são desidratantes por natureza
  • Use um umidificador em seu quarto na hora de dormir
  • Evite a exposição a poeira ou produtos químicos de limpeza

  • Sua opiniao sobre nosso blog e importante 
COMENTE COMPARTILHE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário