sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Você sabia que sua urina diz muito sobre a sua saúde CONFIRA

Isso varia, pois depende da quantidade de comida e bebida ingerida. Há pessoas que gostam de beber bastante água e outras não. Uma pessoa normal urina entre 700 ml a 2 litros por dia. Mas a qualidade da urina é mais importante que a quantidade.
Resultado de imagem para Qual a quantidade ideal de urina que uma pessoa deve eliminar diariamente?
O rim elimina maior ou menor quantidade de urina em função da secreção de hormônio antidiurético que está na hipófise. Pequenas variações na concentração do plasma mudam a concentração do hormônio antidiurético e isso significa que a hipófise é muito sensível, o que é uma reação positiva. Se uma pessoa bebe muita água, cai a sua osmolaridade plasmática, o que bloqueia a produção do hormônios antidiuréticos e, assim, ela urina muito e logo em seguida. Ingerir pouca água faz aumentar a osmolaridade plasmática e o hormônio antidiurético, e a pessoa urina pouco, o que também é bom, pois significa que ela consegue eliminar as toxinas e economizar água essencial para as células. Quem bebe pouco líquido tem a urina mais amarela.  

Que doenças provocam alteração no volume da urina?
Na questão anterior, fizemos um comparativo entre a quantidade de líquidos ingeridos X eliminação da urina. Porém, muitas doenças provocam alteração na quantidade da urina. Por exemplo, o fato de urinar muito sem ingestão de líquidosé sinal de problemas. O paciente renal crônico, cujo rim funciona mal, urina 3 litros por dia e sua urina é muito ruim, pois não elimina praticamente nenhuma toxina, mas quase que somente água. Urinar muito também é sintoma tanto do diabetes mellitus quanto do diabetes insípido. Alías, o termo diabetes significa perda de água. No caso do insípido o fator da causa é justamente uma deficiência do hormônio antidiurético que como consequência produz uma eliminação abundante de urina.

Por que quando bebemos álcool urinamos mais?  
Esta é outra causa que não está relacionada nem as doenças nem a ingestão de líquidos saudáveis e também provoca a diurese abundante. O álcool age no sistema nervoso central inibindo a produção do hormônio antidiurético tal como no diabetes. Porém, o efeito é a desidratação já que o hormônio antidiurético que controla a quantidade de água no corpo é inibido, e toda água é eliminada no xixi. Por isso sentimos sede, a boca se torna seca e a urina clara. Portanto, para evitar esses inconvenientes, alterne sempre a bebida alcóolica com um copo de água.Resultado de imagem para Qual a quantidade ideal de urina que uma pessoa deve eliminar diariamente?
Independente do álcool, beber bastante líquido também ajuda a prevenir infecção urinária, cálculo renal, elimina toxinas com mais rapidez, hidrata melhor o corpo, faz bem para o intestino e melhora o aspecto da pele. 
    Qual a função da bexiga e sua capacidade de armazenamento de urina? 
A bexiga tem a função de armazenar e eliminar a urina no momento apropriado. A capacidade média de armazenamento é de aproximadamente 500 ml. As mulheres, por terem o espaço do útero bem acima da bexiga toleram um volume menor, sentindo mais necessidade de fazer xixi já no primeiro aviso enviado ao cérebro de que a bexiga já está enchendo. Por isso e principalmente as gestantes, também sentem necessidade urgente de urinar já que o útero acaba comprimindo a bexiga

Por que, às vezes, a urina apresenta um odor desagradável?
A urina é composta de aproximadamente 95% de água, 3% de ureia e os 2% restantes é constituído de amônia, ácido úrico, cálcio, sódio, fosfato, sulfato, magnésio, creatina entre outros elementos. O cheiro característico da urina é proveniente da ureia. Pessoas que ingerem pouco líquido costumam ter uma urina com cheiro mais forte devido a ureia que se torna mais concentrada. Neste caso, a urina também se torna mais amarela. Outro fator que pode provocar cheiro ruim no xixi é a ingestão de certos tipos de alimentos, vitaminas e antibióticos.Resultado de imagem para Qual a quantidade ideal de urina que uma pessoa deve eliminar diariamente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário