A doença celíaca é autoimune.
O portador tem intolerância permanente ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada, no centeio, na aveia e em seus derivados.
Vamos te explicar quais são os alimentos e os 12 sintomas de intolerância ao glúten.
1 – Problemas gastroentestinais
Se você possui intolerância ao glúten, esse é um dos primeiros sintomas que pode apresentar. Após ingerir alimentos que o contêm, é comum que a pessoa sinta incômodos como: distensão abdominal, diarréia ou prisão de ventre, gases, dor abdominal e até síndrome do intestino irritável.Só depois de tirar de vez esses alimentos do dia a dia que você vai se sentir melhor.
2 – Dores de cabeça
O consumo desta proteína causa um desequilíbrio nos processos inflamatórios do corpo, que afeta a função do sistema nervoso. Como consequência, ocorre uma série de reações, entre as quais se destacam as constantes dores de cabeça e as enxaquecas.
3 – Tontura
A tontura causada pela intolerância aparece mesmo que você esteja bem alimentado e descansado.
Também é comum que aconteça confusão mental, desorientação ou sensação de cansado depois de comer.
4 – Alteração de humor
Mau humor, irritabilidade, ansiedade e até mesmo tristeza depois das refeições também são sinais claros da intolerância ao glúten. Apesar de parecem reações inocentes do corpo e poderem até mesmo ser confundidas com a TPM, no caso das mulheres, as alterações de humor podem acentuar ou causar sensação de cansaço, já que o organismo precisa concentrar boa parte de suas energias em combater a inflação intestinal.
5 – Dores musculares
Inchaço nas articulações, como dedos, joelhos, no quadril, além de dores musculares e nos tendões também podem estar relacionadas à doença celíaca.
Fibromialgia também pode despertar, basicamente, este mesmo quadro de sintomas.
6 – Coceira
A inflamação no intestino causada pelo glúten pode se manifestar também como ressecamento na pele, criando bolinhas vermelhas e despertando também coceira.
7 – Desequilíbrios hormonais
Nas mulheres, a TPM, a síndrome do ovário policístico e a infertilidade poderiam ter alguma relação com a intolerância ao glúten.
Alguns ginecologistas ou profissionais de saúde recomendam que as pacientes com estes problemas substituam os alimentos que o contêm.
Mas, a coceira em si pode ser sintoma de outros problemas, como o lúpus ou a psoríase. Portanto, para saber se você está sofrendo com intolerância ao glúten ou se tem problemas de pele, retire os alimentos com glúten da alimentação e observe se as reações vão desaparecer.
8 – Doenças autoimunes
As pessoas que estão expostas constantemente ao glúten têm mais risco de desenvolver uma doença autoimune do que aquelas que não o ingerem.
Esta proteína aumenta a inflamação e leva a transtornos graves como: psoríase, colite ulcerativa, esclerodermia, lúpus, artrite reumatóide, esclerose e tireoidite de Hashimoto.
9 – Instabilidade emocional
Os problemas psicológicos mais comuns apresentam uma certa melhora quando eliminamos totalmente o glúten da dieta. Eles incluem: ansiedade, depressão, TDAH, estress e irritabilidade.
10 – Queratose pilar
A queratose pilar ou queratose folicular é um transtorno cutâneo que se caracteriza pelo aparecimento de protuberâncias com uma leve cor avermelhada.
Esta condição se deve à uma absorção escassa da vitamina A e dos ácidos graxos essenciais, que é causada pelos danos intestinais devido à exposição prolongada ao glúten.
11- Gases
Os gases também surgem de forma muito recorrente, sendo um sinal muito claro de que há dificuldades em digerir aquele alimento. É importante observar a constância desse problema, pois é isso que o define como sintoma.
12 – Mudança de peso
A sensibilidade ao glúten está mais notavelmente associada à perda de peso, mas a intolerância pode também resultar em ganho de peso inexplicável ao longo do tempo.
Se você se identificou com esses sintomas, procure um médico para fazer um exame para verificar o grau de intolerância e estabelecer um novo cardápio para você viver melhor!
Compartilhe com os amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário