Fonte de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, o açafrão pode ser seu grande aliado para ter uma dieta saudável.
Combater a depressão
Alguns estudos têm demonstrado que a crocina e o safranal presentes no açafrão, têm ação semelhante a alguns antidepressivos, como a fluoxetina e imipramina, pois ajudam a inibir a recaptação da dopamina e da noradrenalina, que são dois tipos de neurotransmissores que regulam o humor.
Desta forma, o açafrão pode auxiliar no tratamento da depressão, da ansiedade e de alterações de humor.
Ajudar no controle da diabetes
O açafrão possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que protegem as células do pâncreas e melhoram a
melhoram a produção de insulina, regulando os níveis de glicose no sangue, o que ajuda a controlar a diabetes.
Promover o emagrecimento
Alguns estudos mostram que o açafrão pode ajudar no emagrecimento, pois melhora o humor e reduz o apetite, levando a uma menor ingestão de levando a uma menor ingestão de calorias durante o dia.
Além disso, um outro estudo mostrou que o suplemento de açafrão também pode ajudar a reduzir o IMC, a circunferência da cintura e a massa gorda total.
Aliviar os sintomas da TPM
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antidepressivas, o açafrão pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas mais comuns da TPM, como irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça, cólica e desejo por alimentos doces.
Auxiliar no tratamento do Alzheimer
O açafrão possui propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres nos neurônios, além de aumentar os níveis de
acetilcolina, um neurotransmissor importante para a memória e que tem seus níveis reduzidos na doença de Alzheimer.
Além disso, o açafrão tem propriedades anti-inflamatórias que
reduzem a produção de substâncias inflamatórias e tóxicas para os neurônios. Entretanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.
Prevenir a doença de Parkinson
Estudos feitos com células e com ratos, em laboratório, têm demonstrado que o efeito antioxidante e anti-inflamatório da crocetina, presente no açafrão, ajuda a proteger os neurônios, podendo prevenir e até auxiliar na doença de Parkinson, melhorando a falta de coordenação motora. No entanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.
Prevenir doenças cardiovasculares
A crocina presente no açafrão, por sua ação antioxidante potente, ajuda na redução do colesterol ruim que é responsável por formar placas de gordura nas artérias. Assim, esta planta pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.0
Melhorar a saúde sexual
O açafrão possui propriedades afrodisíacas que ajudam a aumentar o bem estar, o desejo e a libido, especialmente empessoas que utilizam antidepressivos, melhorando a disfunção erétil em homens e a lubrificação íntima em mulheres.
Auxiliar no combate ao câncer
Alguns estudos feitos [em laboratório com células de câncer de pele, intestino, mama, colo do útero, próstata e pulmão mostram que as substâncias antioxidantes presentes no açafrão podem ajudar a diminuir a proliferação ou aumentar a morte de células desses tipos de câncer.
Além disso, o açafrão pode deixar as células células cancerígenas mais sensíveis ao tratamento com quimioterapia. Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.
Como usar
O açafrão pode ser encontrado como especiaria, sendo útil para temperar os alimentos, especialmente as carnes e molhos.
Além disso, também pode ser utilizado como remédio caseiro na forma de chá.
1. Chá de açafrão
O chá de açafrão deve ser preparado com os filamentos vermelhos presentes no centro das flores de onde são extraídas as substâncias ativas com propriedades medicinais.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de filamentos de açafrão;
- 500 mL de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar os filamentos do açafrão na água fervente. Tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar, esperar amornar e beber 1 xícara do chá de açafrão, 1 vez por dia.
Como o chá de açafrão tem um sabor ligeiramente amargo, pode-se adicionar outros ingredientes, como canela, gengibre ou mel, para disfarçar o sabor amargo e tornar mais agradável o seu consumo.
2. Cápsulas de açafrão
Outra forma de usar o açafrão é na forma de suplementos em cápsulas, sendo geralmente recomendado a dose de 20 a 100 mg por dia, por até 3 meses de tratamento, de acordo com a orientação médica.
Possíveis efeitos colaterais
O açafrão é seguro para a maioria dos adultos quando usado em pequenas quantidades no preparo de alimentos ou consumido por curtos períodos de tempo. Entretanto, se o açafrão for consumido em quantidade excessiva, em doses maiores do que 100 mg por dia, ou por mais de 26 semanas, pode causar efeitos colaterais como sonolência, delírios, vertigens ou problemas gastrointestinais, como náuseas, vômitos ou diarréia.
O açafrão também pode causar intoxicação, especialmente quando consumido em altas doses de 5 g ou mais, podendo colocar a vida em risco.
Quem não deve usar
O açafrão não deve ser usado por mulheres em período de amamentação ou grávidas, já que pode promover as contrações do útero, aumentando o risco de aborto ou hemorragia.
Além disso, o açafrão não deve ser usado por pessoas que sofrem de transtorno bipolar, ou que tenham alergia ao açafrão.
Como usar
Nenhum comentário:
Postar um comentário