A apneia do sono deve ser sempre avaliada por um médico especialista do sono, para iniciar o tratamento mais adequado e evitar o agravamento dos sintomas.
Porém, quando a apneia é leve ou enquanto se espera pela consulta no médico, existem algumas dicas simples e eficazes que podem ser experimentadas
.A apneia do sono é distúrbio onde a pessoa para de respirar momentaneamente enquanto dorme, e desperta logo a seguir para normalizar a respiração. Isso faz com que a pessoa acorde inúmeras vezes durante a noite não tendo um sono restaurador e fique sempre cansada no dia seguinte.
1. Colocar uma bola de tênis no pijama.Na maioria dos casos
de apneia do sono acontecem quando se se dorme de barriga para cima, pois as estruturas do fundo da garganta e da língua podem obstruir a garganta e dificultar a passagem do ar. Por isso, uma boa solução consiste em grudar uma bola de tênis nas costas do pijama, para impedir que vire e fique de barriga para cima enquanto dorme.
2. Não toma remédios para dormir
Embora possa parecer uma boa opção tomar remédios para dormir de forma a melhorar o sono em casos de apneia do sono, isso nem sempre resulta bem.
Isso acontece porque os remédios para dormir afetam o sistema nervoso central, permitindo maior relaxamento das estruturas corporais, que podem atrapalhar a passagem do ar e isso acabar piorando os sintomas de apneia.
3. Emagrece fique dentro do peso ideal
A perda de peso é um dos passos mais importantes para quem está acima do peso e tem apneia do sono, sendo considerado uma forma de tratamento deste problema.
Assim, com a diminuição do peso e volume corporal é possível reduzir o peso e a pressão sobre as vias respiratórias, permitindo que haja mais espaço para a passagem do ar, diminuindo a sensação de falta de ar e o ronco.
Além disso, segundo um estudo feito recentemente na Pensilvânia, a perda de peso ajuda também na perda de gordura na língua, o que facilita a passagem do ar, prevenindo a apneia durante o sono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário