Além de deixarem o ambiente de qualquer casa mais alegre, as plantas são ideias para filtrar o ar do local.
Em 1989, a Nasa fez um estudo para determinar quais as mais indicadas para cumprir essa missão em um ambiente fechado.
A pesquisa levou em consideração vários poluentes do ar, além das características das plantas e da facilidade de se obtê-las.
Os poluentes mais comuns e que as plantas se encarregam de filtrar são: benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaleído.
A BBC Mundo entrou em contato o autor do estudo, Bill Wolverton, que hoje dirige a ONG Wolverton Environmental Services, para ver se as recomendações da época continuam valendo.
Ele resumiu a lista e recomendou as cinco melhores plantas para limpar o ar de uma casa. E também sugeriu “ter variedades, já que algumas são melhores que outras para eliminar substâncias químicas específicas do ar”.
Essa é a seleção feita por Wolverton:
Jibóia:
Um planta folhosa bem popular e fácil de ser obtida. É muito resistente e não requer grandes cuidados. Por isso é bastante utilizada em escritórios, comércio e outros locais públicos.
Se adapta facilmente a temperaturas entre 17ºC e 30ºC, e só é preciso regá-la quando a terra estiver seca.
É eficaz na absorção de formaldeído, xileno e benzeno.
Lírio da paz :
É uma planta que sobrevive com pouca luz e pouca água. Ela cresce em temperaturas superiroes a 18ºC e é bastante longeva.
Se recomenda que ela seja mantida longe de correntes de ar.
Ela absorve os cinco contaminantes de ar analisados pela Nasa.
Palmeira:
Seu cultivo é melhor em áreas com temperaturas medianas e sem luz direta.
De acordo com a agência especial Americana, ela se encarrega de eliminar do ar o formaleído, xileno e amoníaco.
Espada-de-São-Jorge :
Pode aguentar temperaturas bem altas (até 40ºC) e bem baixas (-5ºC), se esses extremos ocorrerem de maneira esporádica.
É boa para eliminar benzeno, xileno, formaleído e também o toluene e o tricloroetileno.
Árvore-da-borracha:
Em poucos anos, ela pode crescer muito rápido. É eficiente na eliminação do benzeno, xileno e toluene e também age contra o formaleído e o tricloroetileno.
Hera-inglesa:
A Hera-inglesa é considerada a planta nº1 quando se fala em purificação do ar, pois ela é a mais eficaz na absorção de produtos químicos. É uma planta extremamente adaptável que pode ser cultivada como trepadeira ou forração, gosta de sol e meia-sombra, porém precisa de regas periódicas e um solo bem drenado.
Jibóia:
Absorve perfeitamente toxinas como formaldeídos, produtos de limpeza e outros químicos voláteis do ar. Como outros Filodendros em formato de coração, a Jibóia prefere água moderada e vive em ambientes com baixa incidência solar.
Clorofito:
O Clorofito ou Planta-aranha é um excelente absorvente de poluentes como xileno, benzeno, formaldeído e monóxido de carbono. Necessita de regas freqüentes e solo bem drenado. Hoje no mercado, esta planta existe para sombra e para sol, então não se esqueça de verificar com o vendedor, conforme o local que queira colocá-la.
Dracena-de-madagascar:
Esta é uma planta capaz de remover toxinas do ar, como xileno, tricloroetileno e formaldeído. Lembre-se que esta é uma planta que aceita sol pleno ou sombra parcial e pode atingir até cinco metros de altura
Samambaia:
As pteridófitas são excelentes umidificadores de ar. São plantas que toleram bem a sombra e meia-sombra e necessitam de regas periódicas. Então adquira uma Samambaia ao invés de comprar um umidificador de ar elétrico.
Violeta-africana: Não podíamos nos esquecer das plantas que possuem floradas coloridas para alegrar os ambientes.
Sim, a Violeta é aquela plantinha que você encontrava na casa da vovó quando era criança. Ela ajuda a filtrar o ar trazendo harmonia para dentro de casa. É uma planta extremamente fácil de conseguir e um dos segredos para o cultivo é colocá-la bem próxima a uma janela virada para o sul e colocar água apenas no pratinho do vaso.
Phalenopsis:
Não poderia faltar uma orquídea para ajudar na purificação do seu ambiente. A Phalenopsis, além de ser extremamente ornamental, adora ambientes mais úmidos e bem iluminados, então o melhor lugar para seu cultivo é em lugares com mais umidade e próximo a janelas Uma boa dica é cultivar Avencas de baixo das orquídeas, elas tornam o ambiente mais úmido.
Lembre-se que para um melhor desempenho de purificação das plantas é preciso limpar suas folhas periodicamente e adubá-las com húmus de minhoca e fertilizantes naturais. Com exceção da orquídea, planta epífita, que necessita de cuidados especiais.
Não se esqueçam de colocar algumas destas 10 plantas em sua casa ou no seu local de trabalho. O Dr. Bill Wolverton da NASA, diz no seu livro "How to Grow Fresh Air" que devemos ter pelo menos uma planta na nossa zona de respiração pessoal, quer seja no escritório, quer seja perto da cama, no quarto de dormir. Esta medida pode prevenir problemas de saúde tais como alergias, irritações de pele, dores de cabeça e problemas respiratórios.
Gostou desse artigo??, comente e compartilhe com seus amigos . Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário