domingo, 31 de janeiro de 2016

A vitamina K2 (menaquinona) tem sido demonstrada como uma forma segura de suprimir o crescimento e invasão de carcinoma hepatocelular humano.

O cérebro contém uma das mais altas concentrações de vitamina K2 do corpo, depois do pâncreas, gandulas salivares, e esterno (cartilagem que sustenta as costelas). A significativa capacidade da vitamina K2-MK7 (menaquinona) para prevenir os danos dos radicais livres nos neurônios é uma importante razão para o cérebro acumular este nutriente. Estudo científico sugere que tomar vitamina K durante a gravidez pode ajudar a prevenir paralisia cerebral no recém nascido  
Tomar vitamina k2 ajuda a prevenir Esclerose Múltipla? Animais não desenvolvem Esclerose Múltipla, porém, uma pesquisa concentrou se em uma doença semelhante em animais, chamada encefalomielite autoimune experimental. Esta doença é um modelo animal amplamente aceita de esclerose múltipla. Verificaram que a vitamina k2 reduziu significativamente a severidade da esclerose múltipla, quando feita a suplementação antes do aparecimento dos sintomas  - 
ntre as formas da vitamina K, vale a pena informar que a forma predominante no cérebro é a vitamina k2 (e não a k1). O cérebro acumula preferencialmente mais de 6 vezes a quantidade de vitamina k2 do que vitamina k1 – 
Assim, considerando a prevalência de k2 no cérebro, e as condições mentais e neurológicas implicadas em sua deficiência, e a proteção que este nutriente oferece, é preciso procurar atender as necessidades do nosso cérebro para este importante nutriente. Caso contrário, sua deficiência torna-se porta de entrada para inúmeras patologias.
*Este artigo está baseado no livro “Vitamin K2 and the Calcium Paradox” da pesquisadora Dra. Kate Rhéaume-Bleue.Referências:

A vitamina K2 (menaquinona) tem sido demonstrada como uma forma segura de suprimir o crescimento e invasão de carcinoma 
 Hepatocelular humano, uma forma comum e mortal de câncer de fígado  A vitamina K2 exerce múltiplo fatores sobre estes tumores, reduzindo o crescimento e progressão do tumor. Congela o ciclo celular, bloqueando a replicação, e promove a morte celular programada por apoptose. 
Estudos em laboratório verificaram um grande potencial na vitamina K2 em muitos outros tipos de cânceres. Ela induz a certos tipos de células em leucemina humana a transformar-se em sangue com células brancas normais (Biochem Biophys Res Commun. 1994 Dec 15;205(2):1305-10.). Em células de determinados tumores cerebrais, câncer no estômago, câncer colorretal, a vitamina K2 pára o ciclo celular reprodutivo e induz a apoptose (Shinkei Geka. 
Difíceis de serem tratados. Mas, em diversos tipos de cânceres do pulmão de células pequenas, incluindo, de células escamosas e adenocarcinoma, a vitamina K2 induz a apoptose através da ativação de uma “proteína de suicídio”  Em pesquisas, verificou-se que quando a vitamina K2 foi adicionada a um medicamento (mesilato de imatinib) rapidamente foi suprimida o crescimento em todas as linhas de células de câncer de pulmão analisadas . A vitamina K2 apresenta efeitos sinérgicos semelhantes na bexiga e no câncer de fígado 
Um artigo publicado em 11/05/2012 na Revista Science informa o resultado da pesquisa que sugere a administração da vitamina K2 poderia reverter defeitos mitocondriais responsáveis pelos sintomas da doença de Parkinson.


As mitocôndrias são organelas do interior das células que funcionam como centrais de energia, e fornecem energia para o funcionamento das células. Seria uma espécie de ‘usina de energia’. A energia é gerada por meio do transporte de elétrons, um processo que é interrompido na doença de Parkinson. Esta perda de energia que interfere com a comunicação entre as células (neurônios), levam aos sintomas característicos como tremores, rigidez muscular e falta de movimento.
Em vista dos resultados da pesquisa, os autores concluíram que: “a disfunção mitocondrial foi resgatada por meio da vitamina K2, que serve como transportadora de elétrons mitocondrial, ajudando a manter a produção normal de energia (ATP)”.
Para mais informações sobre o tratamento de Parkinson, sugiro a leitura da matéria abaixo:
https://nutricaobrasil.wordpress.com/2013/05/08/paciente-apresenta-significativa-regressao-dos-sintomas-do-mal-de-parkinson-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário