sábado, 27 de fevereiro de 2016

REMÉDIOS CASEIROS PARA A SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL

Tratamento Natural para Síndrome do Intestino Irritável


Síndrome do intestino irritável (IBS), também chamado de cólon espástico e colite mucosa, é uma desordem gastrointestinal funcional causada por irritabilidade e irregularidade no movimento de ambos os intestinos (grosso e o delgado).
Um em cada cinco americanos sofrem de IBS. Na verdade, IBS é um dos transtornos mais comumente diagnosticados. As mulheres são mais propensas a IBS que os homens e geralmente começa em torno dos 20 anos de idade.
As causas exatas da síndrome do intestino irritável são desconhecidas, mas verificou-se que o sentimentos de nervosismo, frustração ou raiva podem contribuir para isso.
Beber muito café e comer muitos alimentos crus, (frutas e os vegetais crucíferos) ou produtos lácteos podem agravar o problema.
Se você está tendo dificuldades para lidar com o IBS, você pode encontrar alívio usando algunsremédios caseiros fáceis e naturais.
Aqui estão os 10 remédios caseiros para a síndrome do intestino irritável

1. Iogurte

Iogurte contém ‘culturas vivas’ e é um remédio popular para IBS relacionada a diarréia.
Culturas vivas são bactérias amigáveis que fornecem uma camada de proteção nos intestinos e ajudam a gerar ácido láctico e a expulsar as toxinas bacterianas do corpo.
Você pode comer iogurte, puro ou fazer um smoothie. Tome algumas várias vezes ao dia até que você note a melhora na sua condição.
Como alternativa, misture meia colher de chá de casca de psyllium ou Isabgol (disponível em drogarias) a um copo de iogurte. Coma uma hora após o seu almoço e jantar. Repita diariamente, até que haja melhora.

2. Semente de Linhaça

Linhaça é uma boa fonte de fibra dietética necessária para a passagem rápida e abrangente de produtos residuais.
Além disso, a linhaça é um bom fornecedor de ácidos graxos omega-3 essenciais que são conhecidos para apoiar o sistema imunológioc e o digestivo.
Tanto a constipação como a diarréia podem ser tratadas com linhaça.
Coma uma colher de sopa de semente de linhaça com água, uma vez por dia.
Como alternativa, adicione uma colher de chá de semente de linhaça para uma xícara de água fervente. Aguarde por 5 a 10 minutos e depois beba este chá de ervas antes de ir para a cama.
Beba diariamente para manter seu estômago limpo e livre de gases. Você também pode misturar uma colher de sopa de linhaça em um copo de água e deixá- la descansar por duas a três horas.
Beba esta água diariamente antes de dormir para manter os movimentos intestinais suaves.

3. Hortelã

A hortelã reduz os sintomas da SII como cólicas, distensão abdominal e diarréia. Um estudo publicado no Jornal Médico Britânico descobriu que a fibra, antiespasmódicos e o óleo de hortelã são muito eficazes no tratamento da síndrome do intestino irritável.
Menta contém óleo de mentol, que tem um efeito antiespasmódico sobre a musculatura lisa do trato digestivo, ajudando a aliviar o inchaço, a dor e espasmos intestinais de gases. Além disso, a hortelã pode ajudar os alimentos passarem facilmente pelo estômago.
Adicione duas ou três gotas de óleo de hortelã para um quarto de xícara de água morna. Beba três ou quatro vezes por dia. Continue até que haja uma melhoria na sua condição. Além disso, você pode adicionar uma colher de chá de hortelã seca para uma xícara de água fervente.
Deixe em infusão por 10 minutos. Beba este chá duas ou três vezes ao dia.
Nota: Se for tomado em quantidades excessivas, a hortelã pode causar náuseas, perda de apetite, problemas cardíacos e distúrbios do sistema nervoso.

4. Sementes de erva-doce

Sementes de erva-doce podem aliviar os espasmos intestinais e a distensão abdominal comumente associado com a IBS. Além disso, elas desempenham um papel fundamental na eliminação de gorduras do sistema digestivo, inibindo assim a produção excessiva de muco no intestino que contribui para a IBS.
Adicione metade ou uma colher de chá de sementes de erva-doce triturada para uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos e desfrute o seu chá de ervas. Você pode tomar este chá duas ou três diariamente para prevenir, bem como reduzir os sintomas da SII.
Como alternativa, você pode tomar meia colher de chá de pó de sementes secas de erva doce assadas duas vezes ao dia com água morna.

5. Gengibre

Gengibre pode reduzir os gases e o inchaço, portanto, é frequentemente recomendado para o tratamento da SII. O gengibre também reduz a inflamação nos intestinos e relaxa os músculos intestinais.
Adicione meia colher de chá de gengibre fresco ralado em uma xícara de água quente. Deixe em infusão por 10 minutos, retire o gengibre e adicione um pouco de mel e em seguida beba o chá. Você pode beber chá de gengibre duas ou três vezes por dia para aliviar cólicas e dores abdominais.Alternadamente, você pode ralar um pedaço pequeno de gengibre e adicionar uma colher de chá de mel para ele. Coma essa mistura antes do seu almoço e jantar para livrar-se de diarréia, bem como melhorar seu processo digestivo.
Nota: Aqueles que sofrem de pressão alta não devem usar remédios de gengibre para IBS.

6.Suco de couve

Suco de couve é um outro remédio muito eficaz para quem sofre de IBS e de constipação. O suco de couve crua tem enxofre e cloro que ajudam a limpar profundamente a mucosa do e do trato intestinal.
O suave efeito laxante da couve torna os movimentos intestinais suaves e mais fáceis de passar, bem como mantém o corpo hidratado.
Lave uma couve fresca e corte em pedaços pequenos. Coloque as folhas em um espremedor ou liquidificador para fazer o suco de couve fresca. Beba meio copo do suco por vez, três a quatro vezes em um dia. Você deve beber o suco assim que começar a ter prisão de ventre.
Nota: Em algumas pessoas, o suco de couve pode causar inchaço e flatulência.

7. Aveia

Comer farelo de aveia diariamente dará ao seu corpo a fibra necessária e reduzirá os sintomas da SII em grande medida.
Quando você comer farelo de aveia, as fezes se tornaram macias e passarão facilmente e sem dor. Além disso, ela tem antioxidantes, proteínas, cálcio, ferro, tiamina, fósforo, riboflavina, magnésio e zinco.
Adicione uma colher de sopa de farelo de aveia para seus cereais nos lanches diários. Também, você pode misturar uma parte farelo de aveia com duas partes de água e cozinhar por alguns minutos. Então coma como mingau de aveia.
Você também pode adicionar uma colher de sopa de farelo de aveia ao iogurte, smoothie ou uma salada.
Nota: Quando você começar a comer farelo de aveia, você pode ter gases e inchaço, mas estes sintomas diminuirão quando o corpo se ajustar a ele.

8. Camomila

A propriedade antiespasmódica, bem como a alta quantidade de taninos presentes na camomila pode fornecer grande alívio dos sintomas da IBS como da diarréia. Além disso, a camomila reduz a inflamação nos intestinos e alivia espasmos abdominais.
Coloque duas ou três colheres de chá de flores de camomila secas em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por cerca de 15 minutos. Coe e adicione um pouco de suco de limão.
Beba este chá de ervas, cerca de três vezes ao dia.

9. Bananas

Bananas frescas e maduras são um fruto nutritivo que ajudam a aliviar os sintomas da SII. Você pode comer bananas para tratar a diarréia, porque as fibras solúveis da banana ajudam a absorver o líquido nos intestinos. Além disso, o potássio presente no banana alivia o inchaço e o gases.
Coma uma ou duas bananas maduras diariamente para manter um sistema digestivo saudável e prevenir a IBS. Se você está tendo diarréia, amasse uma banana madura e misture uma colher de chá de polpa de tamarindo e uma pitada de sal. Coma duas vezes ao dia até parar a diarreia.

10. Cenouras

As cenouras são uma boa fonte de pectina, o que pode ajudar a prevenir os sintomas da SII, bem como tratar a diarréia e a constipação.
Coloque algumas cenouras frescas em um espremedor para extrair o suco. Adicione algumas gotas de suco de limão e um pouco de mel para o suco. Beba várias vezes ao dia, até você notar melhora.
Você também pode misturar cenoura macia, cozida no liquidificador com um pouco de água para fazer purê. Adicione um pouco de sal e coma meia xícara de purê de cenoura várias vezes ao dia.


Sintomas síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável caracteriza-se por um conjunto de alterações funcionais do cólon que gera diversos sintomas. Grosso modo, a doença pode ser dividida em:
– Predomínio de períodos de constipação (intestino preso);



– Predomínio de diarréia;
– Alternância entre diarréia e constipação.
Dentre esses grupos, os sintomas mais relatados são:
– Dor abdominal
– Distensão abdominal
– Flatulência
– Diarréia ou constipação (normalmente alternadas)
– Presença de muco nas fezes
– Alteração da consistência das fezes
Esses sintomas são devido a alterações no funcionamento do intestino, entretanto, não há alterações teciduais, bioquímicas ou estruturais no aparelho digestório.

Prevenção síndrome do intestino irritável

Pouco se sabe sobre as causas exatas da Síndrome do Intestino Irritável, de maneira que as formas de prevenção são pouco desenvolvidas. Entretanto, algumas medidas podem ser adotadas:



– Adote medidas que controlem o estresse. Elas variam desde a prática de atividades físicas até consultas com psicólogos. Muitos pacientes apresentam sintomas da síndrome após períodos estressantes.– Ingira muitas fibras, advindas de frutas, legumes e cereais integrais. Eles ajudam a limpar o intestino e prevenir constipações.– Adote dietas mais saudáveis e balanceadas. Evite bebidas alcoólicas e gorduras em excesso. Beba muita água.– Use produtos probióticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário