terça-feira, 15 de março de 2016

ATENÇÃO Os plásticos que não são livres de BPA. Isso significa que não há plásticos seguros quando se trata de estocar, armazenar ou servir alimentos ou bebidas embalados?

 Numa palavra, SIM, é isto que significa.Todos poderíamos pesquisar exatamente quais s ao os 5% dos produtos de plástico de consumo que não lixiviam o BPA e citados no estudo



No entanto, meu palpite é que nunca vamos ser capazes de identificar quais produtos contenham essa variação muito específica de plástico. Não há exigência dos produtos  comerciais expressarem em detalhes, em seus rótulos, o que e eles contêm.
Este é um outro estudo em uma longa linha de pesquisas científicas que ressaltam o fato de que comer ou beber em recipientes de plástico depositar-se-á a molécula de BPA residual em seu corpo, podendo causar uma série de problemas de saúde que serão listados com mais
 detalhes abaixo.


No entanto, meu palpite é que nunca vamos ser capazes de identificar quais produtos contenham essa variação muito específica de plástico. Não há exigência dos produtos  comerciais expressarem em detalhes, em seus rótulos, o que e eles contêm.
Este é um outro estudo em uma longa linha de pesquisas científicas que ressaltam o fato de que comer ou beber em recipientes de plástico depositar-se-á a molécula de BPA residual em seu corpo, podendo causar uma série de problemas de saúde que serão listados com mais
detalhes abaixo.
O quê é BPA?
BPA ou Bisfenol A é uma das duas moléculas que participa da reação química que cria a resina plástica policarbonato. Pode ser lixiviado para a comida ou bebida que estejam presentes nas embalagens que os contêm. Em setembro de 2010, o Canadá declarou que esta é uma substância tóxica, mas até agora nenhum outro país fez a mesma coisa. Apesar de que ele foi banido nas mamadeiras infantis na Europa e nos EUA (entretanto ainda podem ser vendidas nos países europeus até junho de 2011 - 
 sold in EU countries until June 2011).
O BPA tem sido conectado a compostos que mimetizam estrogênio desde os anos 30. E tem sido largamente reportado na mídia como sendo um disruptor hormonal. Os defensores do BPA argumentam de que a substância não se acumula nos organismos e ainda por cima não é prejudicial, embora o BPA tenha sido detectado em 98% de toda a população testada nos EUA
e é normalmente detectado no cordão umbilical de bebês no útero (
found in the umbilical cords of babies in utero).
Os perigos para a saúde que se suspeita sobre o BPA são muitos e estão listados com detalhes abaixo.
O BPA é Especialmente Danoso Para Bebês e Mulheres Grávidas.
Químicos plásticos estão entre os tóxicos potencialmente mais perigosos para os fetos. Assim, se uma mulher estiver grávida ou estiver pensando
em engravidar, agora é o tempo de começar a limitar sua exposição a estes químicos.
E entre eles está o BPA, que é um disruptor endócrino, significando que ele mimetiza seus hormônios naturais e podem gerar grandes mudanças  em seu corpo. Dos 115 estudos publicados feitos com animais, 81% detectaram efeitos significativos mesmo de exposição de baixa dose de BPA.
A primeira vez que o BPA chamou a atenção dos pesquisadores foi quando ratos normais começaram a mostrar anormalidades genéticas incomuns. Os defeitos foram relacionados às gaiolas plásticos e as embalagens d’água que haviam sido limpas com um detergente, fazendo com que o BPA lixiviasse para fora da resina plástica. Depois de determinar o quanto de BPA os ratos foram expostos, os pesquisadores aplicaram uma dose extremamente baixa de 20 ppb por dia, por cinco a sete dias, e já foi o suficiente para produzir efeitos. 
Algumas das maiores preocupações envolvem a exposição do feto muito precoce ao BPA 
Esta situação pode gerar erros cromossômicos no feto, causando aborto espontâneo e defeitos genéticos. Uma exposição de apenas 0,23 ppb de BPA já é suficiente para gerar uma disfunção no efeito do estrogênio no cérebro em desenvolvimento do bebê 
Assim, novamente se uma mulher estiver em idade de procriação ou estiver grávida, precisa ser diligente para evitar o contato com esta substância tóxica porque, na verdade, 0,23 ppb não é quase nada de BPA.
Outros Riscos do BPA sobre a Saúde.
Ninguém está imune aos riscos do BPA sobre a saúde. A pesquisa conectou o BPA a:

Dano estrutural ao cérebro (damage to your brain).
Hiperatividade, aumento da agressividade e déficit de aprendizado (Hyperactivity, increased aggressiveness, and impaired learning).
Aumento na formação de gorduras e risco de obesidade (risk of obesity).
 Alteração do funcionamento do sistema imunológico (Altered immune function).
Puberdade precoce, estimulação do desenvolvimento da glândula mamária, disfunção dos ciclos reprodutivos e das ovulações.
Mudanças de comportamento específicos dos gêneros e comportamento sexual anormal (abnormal sexual behavior).
Estimulação de células de câncer de próstata (Stimulation of prostate cancer cells).
Aumento do tamanho da próstata e decréscimo na produção de espermatozóides (decreased sperm production).
Diabetes (Diabetes).
Doenças cardíacas (Heart disease).
Danos ao fígado (Liver damage).   
Tal como está, o BPA é um dos químicos de maior volume de produção do mundo e está sendo amplamente utilizado na fabricação de:

Garrafas plásticas de água
Selantes Odontológicos
Garrafas plásticas de leite (galões)
Alimentos e bebidas enlatadas (a maioria tem, no interior, lâmina plástica nas latas)
Pratos plásticos para microondas, cerâmica refratária e utensílios
Brinquedos infantis, mamadeiras, chupetas e copos para bebês
Evitando estes itens já será um importante passo para limitar a exposição ao BPA e pode-se detectar outras dicas no artigo supra (even more tips in this past article).
Ftalatos: Outros Plastificantes Químicos a serem Evitar
Ftalatos ou "plastificantes," são um grupo de susbstância químicas empregadas para tornar as resinas plásticas como o polivinil clorado (PVC) mais flexível e resiliente. Eles são também um dos disruptores endócrinos mais difundidos até agora descoberto.
Estas substâncias quimicas têm se tornado fortemente associadas com  mudanças no desenvolvimento do cérebro dos meninos (changes in the development of the male brain) como também defeitos genitais, anomalias metabólicas e redução do hormônio testosterona em bebês e adultos. Os ftalatos são detectados dentre outras coisas:

Embalagens de alimentos processados
Lubrificantes e adesivos
Mangueiras
Detergentes
Capa de chuva
Produtos de beleza como esmalte de unhas, spray de cabelos, xampus, desodorante e perfumes.
Cortinas de banheiro
Brinquedos
Pisos de vinil/PVC e revestimento de parede

Nenhum comentário:

Postar um comentário