quinta-feira, 10 de março de 2016

Dietas para Diabetes Tipo 2

Dieta para a diabetes


São orientações dietéticas específicas desenvolvidas pela Associação Americana de Diabetes e a Associação Americana Dietética para o controle da Diabetes.
Funções:

Existem dois tipos de diabetes e os propósitos de nutrição de cada uma são diferentes.

Com a diabetes melito insulino-dependente (DMID), o foco principal do planeamento da dieta é o equilíbrio e a consistência. As refeições devem ser planeadas para aproximadamente o mesmo horário todos os dias. As refeições e lanches devem ser planeados juntamente com a dose de insulina e a atividade física da pessoa. A quantidade e tipo de alimento e o conteúdo de hidratos de carbono, proteínas e gorduras das refeições e lanches devem ser consistentes todos os dias para conseguir o equilíbrio entre o consumo de alimentos, a insulina e as atividades físicas necessárias para um controle ótimo do açúcar do sangue (glicose). Se estes componentes não estiverem equilibrados, poderão ocorrer variações (de muito alto a muito baixo) no nível de açúcar no sangue.


As crianças com diabetes insulino-dependente passam por desafios especiais. Os planos alimentares devem ser revistos com frequência a fim de calcular as mudanças das necessidades calóricas da criança. A atividade física pode ser mais difícil de planear e pode ser muito mais irregular nas crianças do que nos adultos. As crianças podem ter uma maior tendência para necessitar de mais lanches no planeamento das suas refeições pois, com essas refeições podem não serem capazes de obter as calorias necessárias. Os doces podem ser difíceis de serem proibidos às crianças e os pais precisarão de uma ajuda extra para ocasiões especiais tais como os aniversários, quando os doces são abundantes.

Com a diabetes melito não insulino-dependente (DMNID), o objetivo principal está no controlo do peso, pois entre 80 e 90% destes diabéticos têm peso excessivo. Recomenda-se um plano alimentar que controle as calorias juntamente com uma atividade física apropriada. Em muitos casos, o controlo de peso e uma dieta planeada controlam a diabetes; noutros casos precisam tomar medicamentos adicionais.
Recomendações:
Deve-se reduzir o consumo de gordura. Recomendam-se alternativas de proteína com menos gorduras, como carne de aves sem pele, peixe e carnes magras. Deve-se evitar as comidas ricas em gorduras como amendoins, manteiga, margarina, fritos, bacon, salsichas, molhos, molho para salada, maionese e gordura hidrogenada. Deve-se comprar leite desnatado ou semi-desnatado e diminuir o consumo de queijo. Quanto mais duro o queijo mais gordura este contém. Também é necessário diminuir o consumo de gelados.

Deve-se comer carne com moderação. A quantidade diária recomendada é aproximadamente de 150 gramas de carne cozida que equivalente a 180 gramas de carne crua. Uma porção de 90 gramas é aproximadamente do tamanho de um baralho de cartas.

Deve-se comer mais hidratos de carbono complexos, como amidos e pães integrais e deve-se preferir as alternativas ricas em fibra. Os alimentos ricos em carboidratos produzem energia, minerais e vitaminas. As comidas ricas em fibra ajudam a diminuir os níveis de glicose e a gordura no sangue. Todos, inclusive os diabéticos, deveriam motivar-se a ingerir alimentos ricos em fibra e hidratos de carbono complexos. As fontes alimentares de hidratos de carbono complexos e fibra são frutas e verduras, cereais e pães integrais, ervilhas e feijão, lentilhas e legumes.

Deve-se consumir menos açúcares simples ou refinados. O açúcar proporciona muitas calorias sem muitos benefícios nutritivos, além disso não contém vitaminas nem minerais. Os alimentos ricos em açúcar simples elevam os níveis de glicose. Por isso, esses alimentos não são recomendados na dieta básica para pessoas com diabetes. As fontes alimentares do açúcar simples são açúcar de mesa, xarope, mel, sobremesas tais como bolo e gelado, doces e bebidas carbonatadas.
Deve-se consumir menos sal. O sal é feito de sódio e cloreto. O sódio no sal causa retenção de líquidos no corpo e em algumas pessoas pode causar também um aumento da pressão arterial. Apesar disto não afetar diretamente o nível de açúcar no sangue as pessoas com diabetes correm um certo risco de contrair doenças cardíacas, renais ou outros problemas. Devido a este risco, recomenda-se não ingerirem alimentos ricos em sal regularmente e também a reduzirem a quantidade de sal usado na cozinha.

A pessoa com diabetes não deve ingerir álcool regularmente. Se o álcool for utilizado num plano de alimentação deve ser calculado dentro do plano da dieta com a ajuda de um nutricionista.


Implementação das recomendações dietéticas:
As recomendações dietéticas baseiam-se numa alimentação saudável. O plano alimentar deve ser específico para uma pessoa com diabetes. E deve-se prestar muita atenção aos tipos de alimentos, quantidade, horários das refeições e num verdadeiro plano alimentar que se enquadre no estilo de vida de cada um.
Existe um modelo para o planeamento alimentar, recomendado pela Associação Americana de Diabetes, que consiste numa lista de alimentos que pode ser reaproveitada por outros. Os alimentos são agrupados em categorias e têm um valor nutritivo aproximado. Isto
permite que a pessoa selecione uma ampla variedade e refeições com conteúdo nutricional equivalente. Um plano alimentar aponta as "escolhas" para cada refeição (por exemplo, o pequeno-almoço pode conter 2 escolhas de pães, uma escolha de fruta, 1 escolha de gordura e uma escolha de lácteo). Qualquer alimento da lista de "escolhas" pode ser ingerido ( por exemplo, 1 escolha de pão pode ser substituída por 3/4 de chávena de cereais, 1 fatia de pão, ou qualquer outro item na lista de escolha de pães).
Veja abaixo exemplos de um modelo de menu recomendado contendo 1.500 calorias por dia. O plano de menu recomendado foi desenvolvido a pensar numa criança e inclui dois lanches como parte de um plano alimentar diário.

MENU RECOMENDADO
  • pequeno-almoço
    • 1 chávena de biscoitos de aveia
    • 1 fatia de pão integral
    • 120 ml de sumo de laranja
    • 1 colher de sobremesa de margarina
    • 1/2 chávena de leite desnatado
  • almoço
    • 1 pão integral
    • 260 gramas de peru
    • salada verde com rodelas de tomate
    • molho francês sem gordura
    • 1 chávena de melão
    • 1 chávena de leite desnatado
  • lanche
    • 1/2 chávena de leite desnatado
    • 1/2 banana
  • jantar
    • 1/2 chávena de salada de frutas
    • 60 g de carne magra assada
    • 1 batata pequena assada
    • 1 chávena de brócolos cozidos
    • 2 colheres de sobremesa de margarina
    • 1/2 chávena de pudim de baunilha
  • lanche
    • 1 chávena de leite desnatado
    • 6 bolachas de água e sal
Efeitos colaterais:
A implementação de um plano alimentar individualizado para o controle da diabetes ajuda a obter um melhor controle de açúcar no sangue, um melhor nível de lípidos no sangue e uma melhoria na saúde e bem-estar.

Notas:
Consulte sempre um nutricionista para um plano alimentar específico para uma pessoa com diabetes. As crianças necessitam de atenção redobrada quando se trata de um planeamento alimentar
 A Associação Americana de Diabetes é um ótimo recurso para adquirir materiais educacionais e programas para pessoas com diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário