sexta-feira, 25 de março de 2016

Os benefícios do cogumelo Shiitake

Os cogumelos especialmente os shitake são excelentes para remover a humidade no corpo,como são uma grande fonte lentinane  que aumenta o sistema imunitário eles também tem a capacidade de  desencadear a produção de interferão , que possui propriedades anti virais e anticancerigenas e que é utilizado no Japão para  tratar sida, diabetes, síndrome de fadiga crónica e doenças fibroquisticas no peito. 
VALORES NUTRICIONAIS
Cogumelos,
Shiitake, crus
Valores Nutricionais
por 100 g
Energia34 kcal (141 kJ)
Hidratos de carbono6.79 g
Fibras dietéticas2.5 g
Gordura0.49 g
Proteínas2.24 g
Tiamina (Vit. B1)0.015 mg
Riboflavonóides (Vit. B2)0.217 mg
Niacina (Vit. B3)3.877 mg
Ácido Pantoténico (B5)1.500 mg
Vitamina B60.293 mg
Vitamina D20 IU
Cálcio2 mg
Ferro0.41 mg
Magnésio20 mg
Fósforo112 mg
Potássio304 mg
Sódio9 mg
Zinco1.03 mg
Manganésio0.230 mg

O cogumelo Shiitake e a redução do colestrol
Um estudo na Suécia realça significativamente os benefícios para a saúde dos cogumelos Shiitake, em particular a sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol no sangue.A substância responsável por esta redução é a eritadenina.
O cogumelo Shiitake e a pressão arterial
Uma pressão arterial elevada significa que o coração tem que fazer um esforço maior, o que pode levar a situações de AVC, por exemplo. Estudos preliminares sugerem que o consumo regular de cogumelos Shiitake pode impedir o aumento da pressão arterial.
Extracto de cogumelo Shiitake para a prevenção do cancro
O cogumelo Shiitake contem uma substância activa chamada Lentinula (lentinan) que não só ajuda no reforço do sistema imunitário como também promove a actividade anti-cancerígena. Numerosos estudos realçaram as capacidades anti-cancerígenas exibidas pela Lentinula (lentinan) extraída dos cogumelos Shiitake. Os vários estudos realizados em Kobe, Nagoya e Tokyo mostraram diversos efeitos que vão desde a redução e abrandamento do crescimento, até à regressão e mesmo um aumento da actividade no combate à proliferação do tumor. Cada um dos estudos citou a Lentinula (lentinan) – uma forma de beta-glucano – como a chave para isso, dado que pode estimular o sistema imunitário e portanto ajudar a activar determinadas células e proteínas que atacam o cancro. O seu uso está muito ligado à ajuda  contra o cancro gástrico.
O cogumelo Shiitake e a prevenção da trombose
Foi demonstrado que há uma redução significativa das tromboses – formação de coágulos de sangue que impedem a circulação sanguínea – por indivíduos que consomem regularmente óleo de cogumelo Shiitake. O Departamento de Agricultura e Química Biológica da Universidade de Nihon, no Japão, demonstrou que o nível de lantionina (lenthionine) encontrado nos cogumelos Shiitake inibe a agregação de plaquetas.
O cogumelo Shiitake e as reacções adversas
Quando se consomem em grande quantidade, os cogumelos Shiitake podem provocar diarreia e inchaço abdominal.
Algumas reacções alérgicas também foram observadas, nomeadamente erupções cutâneas.
Também se deve tomar em consideração que dado todas as variedades de cogumelos serem uma fonte importante de purinas, que se podem transformar em ácido úrico, não são recomendados para quem sofre de gota nem de pedras nos rins.

Salada de cogumelos shitake

  • 3 punhados grandes de salada variada
  • 1 molho de agrião
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco
  • 450 gramas de cogumelos
  • 8 dentes de alho esmagados
  • pimenta preta moída.

Modo de fazer:
  1. Junte a salada e o agrião numa tigela. 
  2. Coloque o óleo de coco e o alho numa frigideira e salteie os cogumelos até ficarem tenros.
  3.  Junte o conteúdo á salada tempere com óleo de coco ou azeite. 
  4. Misture bem e tempere com pimenta fresca e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário