FIQUE DE OLHO NA SUA ALIMENTAÇÃO
Sim, o que você come diz muito sobre você e sua saúde, não é apenas um ditado popular. A alimentação está diretamente ligada à sua saúde bucal e, por isso, merece uma atenção maior. Uma dieta rica em fibras, por exemplo, é um forte aliado para seus dentes e gengivas se manterem saudáveis. Por outro lado, os carboidratos e itens abundantes em sacarose não são os recomendados diariamente no seu prato. Isto porque, esses alimentos são ricos em diferentes tipos de açúcar, podendo resultando no aparecimento do grande vilão cárie. Fique ligado!
NADA DE PRESSA DURANTE A ESCOVAÇÃO
Escovar os dentes não deve ser uma tarefa feita com pressa. Até porque, bastam 2 minutos para uma escovação eficiente, por isso, dedique-se bem nesse tempo. Além disso, fique atento à força aplicada na escova. Com uma maior pressão sobre as cerdas, pouco a pouco, o esmalte dentário acaba sendo desgastado e prejudicado, causando até ferimentos na gengiva. Para uma escovação ideal, faça movimentos circulares e controlados sobre os dentes e gengiva, sem excesso de força. E ainda, vale a pena optar por uma escova com cerdas macias ou extra macias. Não esqueça também de escovar a parte de trás dos dentes e a língua.
O FIO DENTAL É INDISPENSÁVEL
Pensa que apenas a escovação consegue fazer a higiene completa? Não é bem assim. A escova de dentes tem sua devida importância na higiene bucal, contudo, o fio dental é um item indispensável. Só ele consegue alcançar os espaços entre os dentes, onde as cerdas não chegam. Além disso, ele ajuda na remoção da placa bacteriana e restos de alimentos presos. E então, o fio dental consegue fazer uma limpeza subgengival e prevenir problemas bucais, como a gengivite, mau hálito e manchas nos dentes, por exemplo. Existem diferentes modelos disponíveis, encaixando-se perfeitamente às necessidades de cada paciente.
alimentos protetores!!!
Existem os alimentos protetores e alimentos detergentes que são indicados. Os alimentos protetores estão representados pelo leite, iogurte, queijo, pipoca salgada, milho, castanha de caju, amendoim, nozes, coco ralado e são responsáveis pela formação de uma barreira entre o dente e as bacterias, limitando a ação dos ácidos produzidos. Já os alimentos detergentes são representados pela maçã, pêra, cenoura, milho, entre outras frutas, legumes e verduras crus, capazes de limpar a superfície do dente, durante a mastigação. A limpeza acontece através do atrito do alimento com o dente, removendo restos. No entanto, deve-se lembrar que esses alimentos agem como detergentes, mas não substituem a limpeza pesada com a escova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário