O açúcar pode ser considerado mais viciante do que drogas ilícitas. Isso é comprovado por alguns estudos da área, pesquisadores afirmam que a reação do açúcar no organismo é similar ao efeito da cocaína, esperiemte tirar o acucar de uma pessoa que o consume diariamente com uma disbiose já instalada e retire tudo de uma hora para outra. Quando ingerimos o carboidrato cristalizado, acontece a liberação de dopamina, além do resultado metabólico sobre insulina. Tal consumo é capaz de gerar alterações do humor, bem como uma dependência neuro-hormonal da substância. Sem contar a sensação de bem-estar (momentânea) que pode proporcionar na maioria das pessoas.
Para ter uma compreensão mais ampla, basta saber que o açúcar promove a glicação no corpo humano. Durante esse processo as moléculas de açúcar tratam seu corpo como se fosse um buteco de solteiros. Quando chegam na corrente sanguínea, começam a procurar coisas para se conectarem, e neste caso, a proteína mais boazona do pedaço são as moléculas de gordura. Quando elas se unem, é que se dá a glicação. E essas moléculas glicadas saem pelo corpo exatamente como marinheiros bêbados: quebrando tudo e fazendo chichi onde não devem. A fase seguinte é a produção de compostos tóxicos, que podem provocar danos irreversíveis na saúde humana. Não se pode esquecer, ainda, do aumento de insulina. Em suma, saúde e açúcar não combinam.
A questao não é o quanto consumiu e sim o que seu organismo deixou de queimar devido a isso, como tambem os demais problemas que a resistência à insulina causará: ganho de gordura (abdominal, triglicérides, fígado, VLDL, LDL, hipertensão, etc.). O corpo engorda como um todo.
Por quê o açúcar faz mal?
O açúcar aumenta o nível calórico, desequilibrando o peso do corpo. Quem come muitos produtos de confeitaria ou sorvetes, num exemplo, naturalmente, deixa de comer alimentos saudáveis, prejudicando a nutrição do organismo. A consequência é um sistema imunológico debilitado.
O açúcar em excesso desencadeia ou agrava qualquer inflamação que esteja ocorrendo no organismo. Também inibe os hormônios de crescimento, levando o corpo a envelhecer de maneira mais acelerada.
O sentimento de privação desta substância dispara a vontade de obtê-la, levando muitos a fracassar. O segredo é não sentir-se privado de nada. Não veja o açúcar como uma tentação a ser superada, mas como uma tentativa de envenenar a própria saúde. Soa um pouco exagerado? É essa ideia!
-
Não esqueca de conpartilhas com seus amigos grata!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário