segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Qual é mais saudável na hora de cozinhar: óleo vegetal ou banha de porco?


Qual é mais saudável na hora de cozinhar: óleo vegetal ou banha de porco? Sei que muitos pessoas   já sabem, mas acredito ser um assunto interessante a ser debatido, já que constantemente estamos preparando algo na cozinha.

Como o próprio nome já diz, a banha de porco nada mais é do que a gordura do próprio animal. Image result for banha de porco

 Esse tipo de gordura pode ser utilizada para cozinhar, além de ser utilizado como manteiga servindo também como uma opção de ingredientes para uma série de receitas.

👉🏻 Entre os principais mitos envolvendo a banha estão:

▶️ Faz mal ao coração;


▶️ Pode causar AVC;


▶️ Seu uso, por menor que seja é capaz de causar infarto;


▶️ Seu consumo eleva os níveis de colesterol;


▶️ Quem consome engorda rapidamente.

👉🏻 Benefícios da banha de porco:

▶️ Um dos melhores óleos para cozinhar;


▶️ Extremamente nutritiva (na composição desse alimento estão presentes vitaminas B e C, além de minerais como fósforo e ferro);


▶️ Altas doses de ômega 3 (na banha de porco de animais que são criados soltos, pastoreando de maneira livre);


▶️ Saudável para o coração (a gordura saturada possui poderosa ação antioxidante);


▶️ Importante no combate à depressão (a banha de porco é rica em ácido oleico).
Image result for banha de porco
😉 
A banha também é rica em ácido oléico, uma gordura cujo consumo está relacionado ao menor risco de depressão. Claro que quantidades e frequência interferem. E também o que irá fritar, como por exemplo: semanas atrás disse que quanto mais calor o carboidrato receber será pior, essa combinação não é saudável. Na prática: fritar um ovo com banha é excelente, mas uma batata é péssimo! 

Façamos alguns comparativos. Utilizando o óleo para cozinhar diariamente, ao aquecê-lo em temperaturas altas e por muito tempo, um grande número de compostos tóxicos para o organismo, são liberados. A banha, no entanto, não tem alteração independente da temperatura, do tempo ou de quantas vezes você reutilizar.

Em um estudo feito com 458 homens que sofreram ataque cardíaco ou angina, os indivíduos que trocaram gorduras naturais por óleo vegetal, tiveram o dobro de mortes quando comparados com quem optou pelo consumo da gordura natural.

Que tal apostar num produto mais saudável, com custo benefício acessível, e que vai trazer inúmeros benefícios à saúde? compartilhe com seu amigo que ainda usa óleo.

LONGAVIDALONGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário