Primeiros sintomas são fraqueza, sensação de cansaço e pele seca
A doença pode ser detectada por exames periódicos e laboratoriais ou mesmo através dos sintomas. A médica alerta que a doença em fase inicial pode ser percebida por fraqueza, sensação de fadiga, intestino preso, dores articulares, dores musculares, câimbras, frio excessivo, letargia, pele seca, dor de cabeça e irregularidade menstrual. Em fases mais avançadas do hipotireoidismo os pacientes podem apresentar também rouquidão, fala arrastada, edema, diminuição do suor, da temperatura corporal, do paladar e do olfato, falta de ar, diminuição de memória e atenção, pressão frequentemente baixa, ritmo cardíaco mais lento ou mesmo
alterações de peso.
É uma doença que dependendo do caso há cura. “No caso de pessoas que o hipotireoidismo ocorreu devido à sobrecarga de iodo, após a suspensão,eles recobram o estado funcional. Por outro lado, a doença tireoidiana autoimune necessita de tratamento por tempo indeterminado.
É possível evitar o hipotireoidismo, mantendo-se alerta sobre a possibilidade de alguma medicação ser causa da deficiência hormonal e mantendo um consumo adequado de iodo.
A desculpa de muitas pessoas que ganham peso é de que está com a doença, mas apenas em fases mais avançadas pode-se ter variação no peso. Geralmente o excesso de peso está relacionado aos hábitos alimentares e ao estilo de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário