domingo, 20 de setembro de 2015

Colágeno amigo da saude

Colágeno amigo da saude e da beleza



O colágeno é hoje um dos mais valiosos recursos oferecidos pela natureza. Sua utilização é cada vez mais popular entre os povos de todo o mundo. Durante anos, ele foi associado a dietas e agora revoluciona o campo da estética e da saúde, sendo uma fonte para a juventude/saude, pois traz benefícios reais à saúde da pele e ao organismo como um todo. Por ser considerado responsável também pela

saúde das cartilagens e articulações, é um suplemento que tem chamado atenção, sendo tema de vários trabalhos científicos. Tornou-se o mais potente recurso para, entre outros benefícios, suprir de elasticidade e firmeza os músculos e a pele

Proteger as articulações desde jovem é muito importante para chegar à idade adulta com vitalidade e disposição. Isso porque o desgaste neste mecanismo que permite a movimentação de todo o corpo (joelhos, tornozelos, mãos, pés, coluna, ombros, punhos, quadril, cotovelo e mandíbula) é lento e gradual, ficando mais evidente na velhice. Ao longo do tempo, a deficiência em alguma articulação pode trazer dificuldades para se sentar e levantar, escrever, mastigar e até andar.

Para mantê-las saudáveis é preciso uma substância já bem conhecida, mas sempre associada a questões estéticas de firmeza da pele e envelhecimento: o colágeno. Essa proteína é fundamental para o funcionamento adequado da cartilagem articular, tipo especial de tecido que reveste a extremidade de dois ossos justapostos, permitindo a execução dos movimentos do corpo. Sem as cartilagens articulares, um osso se chocaria com o outro e não seria possível se movimentar corretamente.
         Estudos mostram que, por volta dos 25 anos, o organismo começa a diminuir a produção de colágeno, em contraposição à necessidade constante desse elemento, que, a partir dos 30 anos, sofre uma perda média de 1% ao ano e, aos 50 anos, passa a produzir apenas 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação, mas a sua falta já se torna perceptível aos 40 anos.

      É nessa etapa da vida que começam a aparecer as rugas, pois a pele não tem mais a mesma elasticidade de antes e é nessa
fase também que começa a fragilidade articular e óssea.O corpo é fabricante do seu próprio colágeno, mas, uma vez que a produção diminui com a idade, a oferta disponível de colágeno torna-se deficitária. Supõe-se que essa seja uma das principais causas do envelhecimento, uma vez que, com a diminuição do colágeno, os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil. Há danos que não percebemos de imediato: as estruturas de sustentação dos tendões, ossos e cartilagens ficam fragilizadas porque dependem do colágeno.

Benefícios do colágeno

O colágeno é um componente-chave da cartilagem, fornecendo-lhe força e quando a sua produção no corpo reduz ela é afetada e assim são todos os sistemas orgânicos que contêm cartilagem, tornando visível o desgaste progressivo de várias partes do corpo.
Alguns órgãos podem sofrer deslocamento e apresentar mau funcionamento,entre tantas funções é compreensível que o envelhecimento também ocorra como consequência da queda da produção de colágeno.



A sua deficiência também está associada à diminuição da espessura do fio capilar - o cabelo perde o viço com a desidratação - e à perda de elasticidade da pele, resultando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias. Um dos primeiros sinais visíveis, além das rugas, é o início de dores inexplicáveis nas articulações e o enrugamento prematuro das mãos que também é um sinal da deficiência de colágeno.
Segundo um estudo da Universidade de Viena, a falta dessa substância no corpo também causa o endurecimento da bexiga, atrofia da vagina, problemas na próstata e diminuição da fixação de cálcio. A pele fica mais fraca, desidratada e sem elasticidade, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias; o ganho de reserva lipídica é mais acentuado

Alimentação rica em colágeno

Carnes e ovos
Alimentos rico em proteínas que estimulam o organismo a produzir o colágeno. São excelentes fontes de vitaminas do complexo B.




Folhas verde-escuras e grãos
Vegetais como couve, espinafre, brócolis e grãos como feijão, ervilha e lentilha, são alimentos ricos em ácido fólico que é um nutriente importante na replicação celular.

Frutas vermelhas

São ricas em vitamina C e flavonoides, que em conjunto são poderosos antioxidantes, combatendo os radicais livres e o envelhecimento do organismo 









Aveia e leguminosas
Esses vegetais são ricos em silício, indicado para manutenção da rigidez muscular.





Cítricos

A vitamina C desses alimentos ajuda a proteína a ser sintetizada e transformada em colágeno







Gelatina
Sobremesa que não engorda, a gelatina também é ótima para pele, unhas e cabelo por ser um alimento rico em colágeno.

Um comentário: