CHAS NATURAIS PARA TODAS OU QUASE TODAS AS DOENCAS
chá é proveniente dos rebentos verdes e frescos da planta Camellia Sinensis, da família das Teáceas. Porém, também se designam como chás as infusões provenientes de outras plantas. Consoante o processo de fabrico que é utilizado, assim se obtêm os vários tipos de chá. Uma chávena de qualquer tipo de chá obtém-se colocando água a ferver sobre alguma substância, deixando ficar em contacto durante certo tempo para lhe extrair os princípios alimentícios ou medicamentosos.
Abacate
Combate dores reumáticas, gota e funciona como diurético. Para dores de cabeça tomar 3 chávenas ao dia de chá das folhas do abacateiro (50 g para 1 litro de água).
Abóbora
A infusão de abóbora é expectorante, regulariza glicose e baixa o colesterol
Alcachofra
Para problemas hepáticos (fígado), cálculos na vesícula, constipações e gripes utilizar a folha e a raiz em chá.
Alecrim
Tem uma acção estimulante sobre a digestão e o pâncreas. É excitante, desinfectante e diurético. É bom para a anemia, asma, gripe, reumatismo, dores articulares, falta de apetite e tosse. Estimula a menstruação e expulsão de gases.
Utilizam-se as folhas em infusão, na dosagem de 1 colher (de chá) para 250ml de água. Não ferver, despejar a água sobre a erva e abafar. Tomar após as refeições
Alfazema
Alivia a tosse e bronquite. Tomar 4 chávenas por dia de chá das folhas de alfazema (30 gramas para 1 litro de água).
Para dores de cabeça, tomar 3 chávenas por dia.
Alho
O chá de alho é óptimo para diabetes, hipertensão arterial, colesterol, gota e constipações.
Avenca
Utilizam-se as folhas em infusão em casos de rouquidão, catarro e tosse.
Bétula Branca
As infusões de folhas secas têm funções preventivas de fortalecimento das defesas imunitárias.
Ferver 1 ou 2 colheres numa chávena de água. Deixar em infusão alguns minutos. Filtrar e beber duas chávenas por dia. A infusão de folhas quentes é ainda eficaz contra a febre.
Boldo
Planta originária do Chile, cujas folhas têm especial aplicação em doenças de fígado, pâncreas, estômago, rins e bexiga. Estimula ainda a digestão, evita cólicas, previne a icterícia, elimina o mau hálito e auxilia nas afecções bucais.
Utilizam-se 2 colheres (sopa) para um litro de água, pois possui um aroma forte. Tomar meio copo em jejum, após as refeições e antes de dormir.
Borragem
Propriedades diuréticas, expectorantes, e sudoríferas ao nitrato de potássio, cujo consumo aumenta a diurese e baixa a febre.
As infusões devem ser cuidadosamente filtradas para eliminar os pêlos irritantes da planta.
Calêndula
As infusões de calêndula ou malmequer são aconselhadas para estimular a secreção biliar, aliviar as dores de estômago, atenuar as consequências das úlceras do aparelho digestivo, aliviar as dores abdominais, prevenir as dores menstruais e no tratamento de afecções das vias respiratórias.
Deita-se 1-2 colheres de café de flores secas num litro de água a ferver. Deixar em infusão 10 minutos, filtrar e beber quente.
Camomila
As sua folhas tem sabor suave, sendo usadas tradicionalmente como calmante de cólicas e agitação infantil, náuseas e insónia. Combate a febre, a diarreia, perturbações estomacais, dispepsia, inflamações das vias urinárias, menstruações dolorosas, inflamações nos olhos (compressas), infecções da boca. É ainda usada em gripes, constipações e catarros, além de ser tónica.
Tomar uma infusão de 1 colher (chá) por cada chávena de água e tomar após as refeições e ao deitar.
Canela
Para dores de estômago toma uma infusão de canela. Leva o equivalente a uma chávena de água (250 ml) a ferver numa panela pequena. Verte de seguida a água quente para a chávena. Dissolve 5 gramas de pó de canela na água. Deixa repousar durante 10 minutos. Bebe morno, sempre que te apetecer.
Carqueja
Erva digestiva, indicada para diabéticos, em anemias, reumatismos e doenças venéreas. Melhora a circulação sanguínea, gripes, constipações, enfermidades do baço, bexiga e fígado, cálculos biliares, diarreias, febres e afecções do aparelho urinário.
Toma-se à vontade e usa-se para gargarejo, com 1 colher (sopa) por cada chávena de água.
Cáscara-Sagrada
É a casca de uma planta americana que exerce uma acção laxativa e restabelece o tónus natural dos intestinos. Indicada para substituir laxantes agressivos que provocam cólicas muito fortes, pois não apresenta a necessidade da utilização contínua e diária.
Castanha da Índia
Auxilia no tratamento e prevenção de varizes e hemorróidas, aumentando a resistência e tonificando as veias e artérias. Proporciona alívio da dor e do cansaço nas pernas. O efeito é percebido 15 a 30 minutos após a ingestão.
Planta indicada para afecções dos rins, bexiga e próstata. Usar 10 g para 1 litro de água. Em casos de hemorragias internas utilizar 30 a 40 g para 1 litro de água e tomar 4 a 5 chávenas por dia. Para edemas generalizados usar 10 a 15 g para um litro de água, tomar 4 chávenas por dia. Para inflamação nos olhos, fazer compressas com chá de cavalinha de 15 em 15 minutos. A cavalinha tem ainda propriedades diuréticas e depurativas e é um potente remineralizante natural (rica em silício, enxofre, cálcio, potássio, ferro, manganésio, magnésio e sódio).
Coentro
Um infuso de 40g de grânulos fervidos num litro de água durante 10 minutos, tomado depois das refeições, facilita a digestão e atenua eventuais estados de torpor. É também útil em casos de
aerofagia e meteorismo abdominal.
Um infuso idêntico, mas com 30 g de grânulos num litro de água, é coadjuvante em caso de febre.
Dente-de-Leão
Indicado para pessoas predispostas a cálculos biliares e problemas do fígado como hepatite, cirrose, icterícia e demais desordens do fígado e vesícula.
O sumo das folhas é um excelente diurético. Tomar 2 a 3 colheres de sumo por dia.
Erva-Cidreira
É um excelente calmante do sistema nervoso. É uma planta digestiva que combate insónias, asma, histerismo, cãibras estomacais e intestinais e auxilia a circulação.
Tomar uma infusão de 1 colher (sopa) de erva-cidreira numa chávena de água.
Para dores de cabeça usar toda a planta (40 gramas para 1 litro de água) e tomar 4 chávenas por dia.
Erva-Doce
Tomar, após as refeições e ao deitar, 1 colher (chá) por cada chávena de água .
Espinheira-Santa
Normalizador das funções gastrintestinais, especialmente como protector contra úlcera gástrica. Paralisa rapidamente as fermentações gastrintestinais e alivia as dores provocadas pelas irritações gástricas. Tem ainda propriedades analgésicas, antissépticas, cicatrizantes e tónicas.
Tomar 3 a 4 chávenas por dia de uma infusão com 20g de folhas num litro de água .
Feijão Azuki
A infusão de feijão azuki é particularmente indicada para fortalecer os rins, a bexiga e os órgãos reprodutores; ajuda também a lidar com casos de obstipação e a eliminar o excesso de produtos animais.
Coloca uma chávena de azuki num tacho, juntamente com uma tira de alga kombu (opcional). Adiciona quatro chávenas de água e deixe levantar fervura. Baixa a chama para o mínimo e deixa o líquido borbulhar durante cerca de meia hora. Côa e bebe quente.
Para ajudar a dissolver cálculos renais, adiciona meia chávena de rábano, nabo ou rabanete ralados, no final da cozedura, após teres coado os feijões. Bebe o líquido, come os vegetais. Côa o líquido e bebe quente.
Funcho ou anis-doce
O infuso tem uma acção calmante e alivia inflamações, por exemplo dos olhos.
Em caso de tosse, utilizar uma infusão com uma colher de frutos de funcho pisados em 250 ml de água a ferver, durante 10 minutos e depois filtrar. Usar também em casos de dores de estômago e intestinais. Utilizado também para cólicas, gases e diarreia em crianças.
Na mulher, estimula a menstruação e a lactação.
O funcho é tóxico quando consumido em doses excessivas.
Gengibre
Indicado como auxiliar no tratamento da diabetes, dietas de emagrecimento e como tónico pancreático, óptimo anti-reumático e
evita os enjoos nas viagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário