quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Atenção Pais – Síndrome de Shaken Baby! ou síndrome do bebé sacudido podera levar seu filho a morte.

O chacoalhão em geral não deixa marcas externas. Ao chacoalhar fortemente a criança, que ainda não tem controle dos músculos do pescoço (bebê recém-nascido ou de poucos meses), para frente e para trás ocorre, o rompimento de vasos sanguíneos intracranianos ou hemorragia no fundo dos olhos (retina) que podem levar a cegueira ou a lesões cerebrais com consequente atraso do desenvolvimento neurológico, psicológico, motor ou até provocar a morte da criança.

. No entanto, não é preciso alarmar-se visto que não há o risco de provocar este problema por dar saltos suaves com o seu filhote, por balançá-lo ou lançá-lo ao ar com cuidado.
O que é?
Bebês e crianças menores de dois anos são muito frágeis e precisam de cuidados especiais. Em relação ao choro, muitas vezes pais que chacoalham seus filhos atribuem a isso ao fato de conseguirem com que eles parem de chorar e durmam, possibilitando o surgimento da Síndrome do Bebê Sacudido.

O termo descreve uma série de sinais e sintomas que ocorrem quando a criança é sustentada pelas extremidades ou pelos ombros e é chacoalhada de forma mais severa, seja ou não intencional. “A síndrome não é necessariamente provocada por maus tratos, já que pode ser causada por uma brincadeira” . A consequência: danos cerebrais que podem ser transitórios ou definitivos, e em 30% dos casos o bebê pode chegar a morrer.

De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (EUA, 2007), de 25% a 30% de crianças vítimas dessa síndrome morrem e apenas 15% sobrevivem sem qualquer sequela. Podem ocorrer hemorragias cerebrais e oculares que podem levar a cegueira, convulsões, vômitos, letargia, retardo mental, problemas motores e até paralisia e dificuldade de aprendizagem.
Este síndrome não surge por se dar saltos suaves com a criança, por balançá-la enquanto brincam, por exemplo. Tão pouco se tem um acidente, como cair de uma cadeira ou dos braços de alguém. As quedas pequenas podem ocasionar outro tipo de danos, mas não este quadro patológico. O síndrome do bebé sacudido apenas é provocado quando se sacode a criança bruscamente e várias vezes.
Sinais e sintomas

- Convulsões (crise epiléptica)
- Diminuição da lucidez mental.
- Irritabilidade extrema ou outras alterações no comportamento.
- Adormecimento, ausência de sorriso.
- Perda de conhecimento.
- Perda da visão.
- Paragens respiratórias.
- Pele pálida e azulada.
- Alimentação deficiente, falta de apetite.
- Vómitos.
No entanto, o síndrome nem sempre está acompanhado de sinais físicos como hematomas, sangramento ou inchaço. Em algumas ocasiões é difícil de diagnosticar.
As consequências deste síndrome são muito graves: desde as formas mais leves que causam dificuldades na aprendizagem, até às mais graves que provocam lesões cerebrais, paralisia, cegueira e inclusivo a morte
Prevenção e tratamento
Embora nem sempre exista tratamento possível, o êxito deste depende em grande medida do dano causado e da rapidez com que se descobre esta patologia. Por isso, se se suspeita que uma criança foi bruscamente sacudida é necessário ir urgentemente a um médico para que o seu estado seja avaliado.
Para além disso, para evitar que se chegue a esta situação, é importante nunca abanar a criança com força, por muito nervosos que o seu choro lhe provoque.
Se o seu filho o desespera, o melhor é deixá-lo na sua cama ou carrinho, mesmo que continue a chorar, para que você se acalme antes de pegá-lo ao colo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário