quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Saiba como 'enganar' o cérebro para comer menos e manter a forma

TRUQUES PARA AJUDAR NA MASTIGAÇÃO, "ENGANAR" SEU CÉREBRO E EMAGRECER


Essa dica parece coisa de mãe chata, mas toda vez que vou na minha nutricionista ela pergunta: "Como está a mastigação?"
A mastigação correta nos acalma e faz a fome diminuir. Não existe uma quantidade correta de mastigacões por pedaço de comida colocado na boca.  O alimento deve ser ingerido quando estiver pastoso.
Quando mastigamos bastante durante uma refeição, lógico que demoramos mais na mesa, nosso cérebro recebe a
informação que comemos muito e entende que já devemos estar saciado. Dessa forma dá uma acalmada na fome.
Além de anganarmos nosso cérebro, uma mastigação correta nos ajuda no processo digestivo. Tudo começa na boca. 
TRUQUES PARA AJUDAR NA MASTIGAÇÃO, "ENGANAR" SEU CÉREBRO E EMAGRECER
 Corte os alimentos em pedaços menores. Dessa forma você leva o garfo mais vezes à boca e também dá uma enganada no seu cérebro. 
 Se você pode comer 1 pedaço de frango,faça da seguinte forma: se sirva de meio pedaço e depois que acabar se sirva da outra metade.  Dessa forma você cria a sensação de que se serviu 2 vezes e na verdade só foi uma.Também pode fazer isso com a salada e os outros acompanhamentos.
 Se você faz suas refeições com outras pessoas e elas são magras, se proponha a acabar de comer depois delas. Observe o ritmo em que elas comem e compare com o seu. Caso esteja terminando bem antes, desacelere o ritmo, mastigue e deixe elas passarem na sua frente. Seja o último sempre!
 Nunca faça suas refeições na frente da TV ou com problemas na cabeça. Comida é sagrada, você que está passando fome agora deve saber disso, então sente na mesa (mesmo sozinho) e faça desse momento algo único e prazeroso. Limpe sua mente, olhe e ame aquele peito de frango, e sinta o sabor de cada alimento que está no seu prato.
Tire do centro da sua mente a comida. Gordo que é gordo só pensa nisso. Então reprograme sua mente. No lugar da comida você pode pensar em  novo curso, a academia (essa foi minha opção) mas tira a comida do centro da sua atencao.
Confira  três passos para trocar os alimentos gordurosos pelos saudáveis:
  • Limpe seus armários: gosta muito de chocolate e está engordando por causa disso? Retire todos os indícios dele de sua casa – desde os bombons até os cookies. A tigela que costumava receber doces pode receber agora bolinhas de gude, ou quem sabe flores para a decoração.

  • Transporte alimentos saudáveis: leve maçãs ou a fruta de sua preferência na bolsa. Barrinhas de cereais também são boas pedidas. Assim, quando bater aquela fome e você não estiver em casa, poderá continuar seguindo a dieta saudável.

  • Alimentos pouco saudáveis? Só no meio da refeição. Nas primeiras duas semanas da dieta, o ideal é que se evite comer alimentos pouco saudáveis, para se desprender do desejo. Depois disso, é possível comer até 100 calorias daquela comida no meio da refeição.
É a “técnica do sanduíche”. Se você come chocolate no início de uma refeição, quando você estiver com muita fome, por exemplo, seu cérebro vai associar o chocolate com a sensação de saciedade e felicidade. Se você ingere o doce no final, o cérebro vai se lembrar de como ele foi delicioso da última vez que você provou. Por isso, quando bater a vontade de chocolate, prefira ingerir no meio da refeição


Nenhum comentário:

Postar um comentário