segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Deficiência de vitamina B12: uma epidemia invisível

                 Nota para os vegetarianos e veganos: 
A vitamina B12 só se encontra em produtos de origem animal.

É possível que 25% de todas as células e tecidos em seu corpo tenham menos do que o nível recomendável de Vitamina B12 (Cobalamina), podendo tornar seu metabolismo totalmente ineficaz na queima de gordura para gerar energia e na absorção de nutrientes vitais.* Veja o que fazer...


A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é a única vitamina que o organismo é capaz de armazenar em grandes quantidades. Faz parte do complexo B e é hidrossolúvel, ou seja, é capaz de se dissolver na água presente em todos os fluidos corporais. Tem uma característica que a faz especial: é a única que possui em sua composição o mineral cobalto, que influencia na produção dos glóbulos vermelhos do sangue.
Trata-se de uma vitamina essencial para o bom funcionamento das células do corpo, principalmente as células do trato gastrointestinal, do tecido nervoso e da medula óssea, já que atua tanto no crescimento quanto no processo de divisão celular.
Também tem grande importância na síntese lipídica e no metabolismo dos carboidratos e das proteínas. Em idosos, a vitamina B12 previne a perda da
memória e ajuda a manter ativas as funções cognitivas do organismo.
Como só é metabolizada por bactérias e fungos, só se obtém a vitamina B12 através da alimentação. Peixes, frangos e mamíferos são capazes de armazenar essa vitamina em suas células, principalmente nas células do fígado. Assim, a ingestão da carne desses animais, bem como de seus derivados, é uma das formas de ingestão da vitamina B12.
Nem sempre o alto consumo desses produtos garante que nossos níveis de cobalamina sejam satisfatórios. A absorção da vitamina B12 exige que o sistema digestório esteja em ótimas condições fisiológicas. Uma boa produção de ácido clorídrico pelo estômago, enzimas digestivas do suco pancreático eficientes e um bom nível de fator intrínseco, uma proteína produzida exclusivamente pelas células estomacais para a absorção de nutrientes, são algumas dos fatores determinantes para se ter uma boa absorção da cobalamina.
Como é uma substância sensível a altas temperaturas, a agentes oxidantes, a substâncias ácidas ou básicas, muitas vezes, durante o cozimento ou processos industriais, parte da vitamina B12 contida nos alimentos se perde.
A deficiência da vitamina B12 leva a anemia perniciosa, cujos principais sintomas são: fadiga, tonturas, pele pálida, falta de ar, falta de concentração, sangramento nas gengivas, formigamento das mãos e dos pés e perda do equilíbrio.
A anemia ocorre devido a baixa produção das hemácias e é corrigida com a reposição da vitamina B12. Seus sintomas regridem parcial ou totalmente em seis meses e o tratamento pode se estender por longos períodos. Às vezes o médico prescreve o tratamento por toda a vida para evitar que a anemia volte.
Diabéticos, vegetarianos, usuários crônicos de medicamentos que reduzem a acidez estomacal e pessoas que se submetem a cirurgias de redução de estômago exigem maior controle dos níveis de cobalamina para evitar a anemia. Cuidado nunca é demais!

Como você pode ficar deficiente em Vitamina B12

Quanto mais velho, mais provável você ter uma deficiência de vitamina B12. As duas maneiras de você se tornar deficiente em cobalamina são: não ingerir as quantidades suficientes desta vitamina em sua dieta, e perder a capacidade de absorvê-la.
Em pesquisas feitas recentemente na Índia, que tem essencialmente uma cultura de alimentação vegetariana, os resultados atuais mostram que cerca de 80% dos adultos são deficientes em vitamina B12. No entanto, os vegetarianos não são os únicos que podem tornar-se deficientes nesta vitamina.
Com a idade, o seu sistema digestivo perde sua eficiência, especialmente se você estiver seguindo algumas "dietas padrão". Especificamente, o revestimento do estômago perde gradualmente a capacidade de produzir ácido clorídrico, que libera a vitamina B12 a partir do alimento.
O uso de antiácidos ou medicamentos anti-úlcera também irão diminuir a secreção ácida do estômago e por consequência, diminuir a sua capacidade de absorver a vitamina B12. Infecção por Helicobactor pylori, um contribuinte comum para úlceras de estômago, também pode resultar em deficiência de vitamina B12.
No entanto, a principal causa de deficiência de vitamina B12 é um termo que os pesquisadores chamam de "Síndrome da Má Absorção Alimentar de Cobalamina”. Cobalamina é o termo científico para a vitamina B12. Isso normalmente acontece quando o estômago perde a sua capacidade de produzir uma substância importante, que é uma proteína que se liga à vitamina B12 e permite que seu corpo a absorva no final do intestino delgado.

O que as dificuldades para dormir podem estar tentando lhe dizer sobre Cobalamina!

Se você sofre de dificuldades para dormir, recomendamos tomar vitamina B12 durante o dia. Isto vai lhe ajudar muito.* Aqui está o porquê.
A B12 desempenha um papel vital na produção da melatonina.* A melatonina tem sido chamado de "o hormônio do sono", pois é responsável por lhe permitir uma boa noite de sono.
Quando você vai ganhando idade, torna-se cada vez mais difícil conseguir uma boa noite de sono porque o seu corpo torna-se menos eficiente em produzir este hormônio. E é por isso que é uma ótima idéia tomar B12, para ajudar você a dormir como um bebê todas as noites.*
Além disso, a falta de B12 em níveis adequados pode ter outras consequências muito sérias...

Você ou alguém que você conheça já sentiu algum/alguns desses sintomas?

Muitos não sabem, mas se você, algum familiar ou amigo, já sentiu ou sente:
beneficios da vitamina b12Cansaço e sensação de fraqueza...*
função da vitamina b12O funcionamento do sistema nervoso abaixo do nível ideal...*
vitamina b12 fontesSaúde dos olhos abalada...*
alimentos com vitamina b12Perda de apetite e perda de peso involuntários...*
anemia vitamina b12Prisão de ventre ocasional e flatulência...*
vitamina b12 ferroSentimentos de melancolia...*
vitamina b12 sangueCapacidade de memória abaixo do ideal...*
absorção vitamina b12Irritabilidade ou tendência para o nervosismo...*
fonte vitamina b12Desequilíbrio físico...*
deficiencia da vitamina b12Saúde do fígado ou do coração abaixo do normal...*
vitamina b12 baixaPrematuros cabelos brancos...*
o que é a vitamina b12Eventuais problemas digestivos...*
...você pode estar precisando de suplemento de vitamina B12, mesmo que você esteja comendo alimentos ricos em vitamina B12. Pode parecer, mas isto não foi um erro de digitação.
Você pode comer muita carne, frango, fígado, levedura de cerveja, mariscos, ovos, arenque, rins, leite, produtos lácteos, ou frutos do mar - e ainda tem níveis baixos de B12. Como pode ser isso?
Isso é porque o seu corpo é incapaz de absorvê-la a partir de seu intestino. Saiba que a B12 precisa da ajuda de uma proteína, a fim de ser absorvida. Essa proteína é chamada fator intrínseco. Então, apesar de o revestimento de seu estômago produzir o fator intrínseco, as pessoas que não estão com uma saúde gastrointestinal impecável, muitas vezes têm necessidade de suplementação de B12.*
Da mesma forma, a maioria das pessoas com idade acima de 50 anos têm uma capacidade limitada para absorver vitamina B12, também.
Por isso, a necessidade de suplementação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário