As bactérias benéficas destes alimentos ajudam a melhorar a digestão, combatem a depressão e promovem a saúde cardíaca.Conheça os alimentos probióticos saudáveis para o seu organismo! - Os probióticos são microorganismos vivos que estão presentes em alimentos, normalmente fermentados, e que trazem benefícios para o organismo. Estes alimentos podem melhorar a saúde digestiva, reduzir a depressão e até promover a saúde do coração.
Os probióticos são bactérias benéficas que estão presentes em alguns alimentos e melhoram a saúde geral do organismo.Estes alimentos podem melhorar a saúde digestiva, reduzir a depressão e até promover a saúde do coração.
Aqui apresentamos aqueles que poderá incluir na sua dieta, de forma a retirar os maiores benefícios das suas propriedades. Clique na galeria e conheça os alimentos probióticos mais saudáveis!
Probióticos são microrganismos vivos que ajudam na digestão e que protegem o organismo contra as bactérias nocivas. São conhecidos como bactérias “boas”, que pré-existem no organismo, nomeadamente no intestino, mas também podem ser encontradas em iogurtes e leites fermentados. Também podem ser adicionados a outro tipo de alimentos como a comida infantil, leite, sumos e iogurtes. Os probióticos mais comuns são as bactérias dos géneros Lactobacillus e Bifidobacterium, e leveduras como o Saccharomyces spp.
Os probióticos melhoram a saúde geral do organismo, trazendo benefícios como facilitar a digestão e a absorção de nutrientes, e fortalecer o sistema imunológico.
Quando a flora intestinal está em desequilíbrio, o que acontece após o uso de antibióticos ou quando não se tem uma alimentação saudável e equilibrada, o intestino acaba por ser povoado por bactérias ruins, que não ajudam o sistema imunológico e deixam o organismo suscetível a doenças.
De realçar que, uma flora intestinal saudável e rica em probióticos começa a ser formada desde o nascimento.
Para manter a flora saudável, aconselha-se o consumo de pelo menos 1 alimento fonte de probióticos por dia, especialmente durante e após o uso de antibióticos, que acabam por destruir a flora intestinal saudável
PARA QUE SERVEM OS PROBIÓTICOS?
Os principais benefícios dos probióticos:
- - Facilitam o processo digestivo;
- - Diminuem diarreias, gases intestinais e obstipação;
- - Previnem as infeções provocadas por fungos, leveduras ou bactérias nocivas;
- - Produzem antibióticos naturais que podem combater infeções;
- - Melhoram a saúde da pele;
- - Estimulam o sistema imunitário.
COMO TOMAR PROBIÓTICOS?
Existem duas formas principais de ingerir probióticos: a primeira é feita através do aumento do consumo de alimentos com probióticos naturais, como o iogurte ou o kefir, por exemplo, e a outra é através do uso de suplementos com probióticos.
PROBIÓTICOS NATURAIS:
- - Iogurtes naturais: são a principal e mais fácil fonte de probióticos no mercado, mas também existem versões de iogurtes com sabor que mantém as bactérias benéficas vivas;
- - Kefir: é um produto fermentado com levedura e bactérias que fica semelhante ao iogurte, mas possui um teor mais elevado de probióticos;
- - Leite fermentado: são produtos especiais que geralmente contêm Lactobacillus adicionados pela indústria, sendo o Yakult o mais famoso;
- - Kombucha: uma bebida fermentada feita principalmente a partir do chá preto;
- - Produtos orientais à base de soja, legumes e verduras, como Miso, Natto, Kimchi, que podem ser comprados em lojas especializadas.
SUPLEMENTOS DE PROBIÓTICOS:
Além dos alimentos, os probióticos também podem ser consumidos na forma de suplementos em cápsulas, líquidos ou saquetas, que devem ser diluídos em água ou sumos naturais para serem consumidos e podem ser encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais.
Existem vários tipos de suplementos, que incluem entre 1 até 10 tipos diferentes de probióticos. Os mais importantes normalmente são:
Bifidobacteria animalis, Bifidobacteria bifidum, Bifidobacteria breve, Bifidobacteria longum, Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus reuteri, Lactobacillus rhamnosus, Lactobacillus fermentum.
Quanto maior a diversidade de probióticos, assim como o número de bactérias dentro de cada comprimido, melhor será o suplemento, pois facilitará o desenvolvimento mais rápido de uma flora intestinal saudável. Idealmente os probióticos devem ser ingeridos antes ou logo após uma refeição, para que os alimentos ajudem as bactérias a sobreviver ao ácido gástrico e a chegar até ao intestino, onde podem multiplicar-se mais facilmente.
É importante lembrar que o consumo de probióticos requere uma alimentação saudável rica em fibras, pois as fibras são os principais alimentos para os probióticos, favorecendo sua sobrevivência no intestino.
Diferença entre probióticos e prebióticos:
Enquanto os probióticos são bactérias saudáveis que habitam no intestino, os prebióticos são fibras que servem de alimentos para os probióticos e que favorecem a sua sobrevivência e proliferação no intestino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário