domingo, 25 de outubro de 2015

CÓLICAS MENSTRUAIS...


 QUE DOR INTENSA E ESSA????????
 

O Que Causa A Cólica Menstrual?
A cólica menstrual é uma dor localizada na região abaixo do umbigo que afeta a maioria das mulheres todos os meses. É chamada pelos médicos de dismenorreia. O transtorno da cólica menstrual tem um vilão: o hormônio prostaglandina. Durante o período menstrual, esse hormônio é liberado na camada interna do útero, conhecida como endométrio, e provoca
contrações que podem ser muito dolorosas. A dor geralmente não é contínua e a intensidade pode variar de mulher para mulher, de organismo para organismo, de mês para mês. A dor costuma ser mais intensa no primeiro dia da menstruação e, para mais da metade das mulheres, a cólica é acompanhada de outros sintomas desagradáveis como náuseas, vômitos, palidez, cefaleia, diarreia, vertigem e até desmaio.
Os médicos classificam a cólica em dois tipos: a dismenorreia primária, que é a mais comum entre as mulheres, e a dismenorreia secundária, que é a cólica provocada por fatores externos ao ciclo menstrual como endometriose, adenomiose, doença inflamatória pélvica ou mioma.
A cólica menstrual comum é um desconforto que atinge aproximadamente 50% das mulheres já logo cedo, a partir das primeiras menstruações, que acontecem por volta dos 11 anos, até a menopausa (climatério), que pode se iniciar a partir dos 40 anos. Quando a menina menstrua pela primeira vez e quando o ciclo menstrual se encerra, na menopausa, varia de acordo com cada organismo. Não há uma idade “certa” para que elas ocorram.
 É normal sentir cólicas menstruais?
A cólica menstrual se caracteriza pela dor localizada na região pélvica abaixo do umbigo que ataca a maioria das mulheres durante o período menstrual. Quase todas as mulheres sentem esses sintomas e conhecem bem as suas consequências. Alterações de humor, tarefas simples e rotineiras viram um suplício e a disposição se reduz a pó. O drama começa cedo: já logo após as primeiras menstruações.

Mas calma! Essa dor e esse mal-estar são esperados e muito comuns. Ela é causada pelo aumento da produção de um hormônio chamado prostaglandina que provoca contrações no útero muitas vezes bastante dolorosas. É o vilão do bem estar feminino durante o período.
Porém atenção! Se a dor for muito intensa ou se não estiver associada ao período de sua menstruação é preciso consultar logo o seu ginecologista porque a cólica pode ter outras causas dentro ou fora do útero, como, por exemplo doenças como endometriose, adenomiose, doença inflamatória pélvica ou miomas uterinos.

Os médicos chamam a cólica comum de dismenorreia primária e a cólica causada por fatores externos à menstruação de dismenorreia secundária.


A Cólica Menstrual Indica Algum Problema De Saúde?

A cólica menstrual é um sintoma comum que afeta quase 90% das mulheres em algum momento da vida, e 50% delas sofre com essas dores mensalmente. A cólica comum, ou dismenorreia primária, não indica nenhum problema de saúde em específico.
Porém há um tipo de cólica que pode ser um indício de que algo está errado com o seu organismo. Os médicos chamam de dismenorreia secundária a cólica associada a alguma alteração no sistema reprodutor feminino. As suas causas podem ser variadas. Desde o uso de um dispositivo intra-uterino, o D.I.U., até complicações mais sérias como a existência de endometriose, miomas uterinos, infecção, anormalidades na anatomia do útero ou da vagina, de origem congênita.
Mas lembre-se, consulte um médico sempre. Somente o seu médico ginecologista poderá avaliar com segurança o que se passa com você.

Por que algumas mulheres têm cólicas e outras não?
Cada organismo reage de uma forma ao período menstrual. Lembre-se que a menstruação corresponde à descamação do revestimento interno do útero que nosso corpo prepara para receber um embrião. Se o óvulo não for fecundado, um hormônio chamado prostaglandina faz com que o útero tenha contrações para expelir esse revestimento que se formou ao longo do ciclo, que se desprende de suas paredes. Por isso há o sangramento que chamamos menstruação.
Algumas mulheres são mais sensíveis a esse processo ou o útero tem dificuldades em expelir seu revestimento interno, o que causa contrações intensas e provoca a dor ou o desconforto que chamamos de cólica.
Não esqueça que as cólicas podem vir acompanhada de outros incômodos como náuseas, mal estar, vômitos, cefaleias, diarreias, desmaios, aumento e sensibilidade nas mamas, depressão, dor lombar e etc.

 Por Quantos Dias Eu Vou Sofrer Com As Cólicas Menstruais?

Cólica pode começar cerca de 8 horas antes da menstruação e persistir por até 72 horas após
o primeiro dia de sangramento. Ela está associada ao início do fluxo menstrual e pode vir acompanhada de alguns outros sintomas considerados normais pelos médicos, mas muito desconfortáveis, como dores de cabeça, dor lombar, náuseas e vômitos, diarreia, irritabilidade e indisposição.

A intensidade da dor está associada a fatores genéticos como a duração e intensidade do fluxo menstrual, a idade da menina quando tem sua primeira menstruação, hábitos e vícios como tabagismo, consumo de álcool, história de abuso sexual e obesidade, além de estresse e distúrbios emocionais. A dismenorreia primária, frequentemente, melhora após a terceira década e após o parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário