sábado, 24 de outubro de 2015

Você já sentiu que está caindo quando começá a dormir profundamente??????

 Despencar no sono

Você provavelmente conhece aquela sensação de estar caindo, logo quando você começou a cochilar, que o faz despertar de forma súbita. Esse fenômeno é chamado pela ciência de espasmo hípnico, e por enquanto só existem algumas teorias para explica-lo.
O espasmo hípnico é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, que desperta violentamente uma pessoa. Mioclonia é um termo que se refere a contrações repentinas, curtas, incontroláveis e involuntárias de um músculo ou grupo de músculos. Por conta disso, esse fenômeno também pode ser chamado de “puxão mioclônico”.
Ambos acontecem geralmente em estágios iniciais do sono, muitas vezes no momento que estamos começando a adormecer, já começando a cair em um sono mais profundo, para de fato descansar.
Apesar de não ser considerado uma doença, é um sintoma considerado como um distúrbio no sistema nervoso. Algumas pessoas descrevem ter uma sensação nítida de que estão caindo, perdendo o equilíbrio o que os leva a acordar muito assustados, enquanto muitos outros descrevem como um “choque” percorrendo o corpo, de qualquer um dos dois jeitos é uma experiência muito comum.
Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono, em média 70% das pessoas já tiveram esse espasmo ao menos uma vez na vida. Já os puxões mioclônicos ocorrem mais frequentemente em pessoas que sofrem de ansiedade, insônia, fadiga ou desconforto físico. Em pessoas que andam dormindo mal, em posições desconfortáveis ou estressadas pode acontecer mais vezes.
A cafeína também pode ser um fator, porque torna mais difícil para uma pessoa relaxar. Algumas pessoas também relatam que o consumo de álcool torna os puxões mais frequentes.
Poucas pesquisas foram feitas sobre o assunto, mas uma teoria sugere que o espasmo é resultado do relaxamento dos músculos. O corpo passa por mudanças na temperatura e respiração quando dormimos, assim, conforme uma pessoa está se preparando para dormir, o cérebro pode interpretar essas mudanças como um sinal de queda.
Outra teoria envolvendo confusão cerebral e relaxamento diz que, quando o corpo entra em relaxamento profundo, mas a mente continua ativa, o cérebro emite um alerta para o corpo reagir. É daí que surge a sensação de queda, ocasionando um susto que muitas vezes é acompanhado de batimentos cardíacos acelerados.
Por fim, ainda outra teoria sugere que o corpo reage ao adormecer da maneira como uma pessoa pode se contrair quando morre; nesse caso, o espasmo seria um reflexo usado para manter o corpo “vivo e funcionando”.
De qualquer maneira, se você estiver pegando no sono e for acordado repentinamente pela sensação de estar caindo ou levando um choque, não se preocupe; é uma parte normal do processo de sono e não representa qualquer perigo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário