Carnes processadas classificada ao lado do tabagismo como causas do câncer
De acordo com um relatório de uma divisão da OMS de pesquisa, carnes processadas causar câncer, e carne vermelha provavelmente faz, também.
Bacon, presunto e enchidos classificado ao lado de cigarros como uma das principais causas de câncer, a Organização Mundial de Saúde disse, colocando carnes curadas e processados na mesma categoria como o amianto, álcool, arsênico e tabaco.
O relatório do braço do cancro da OMS, a Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer, disse nessa segunda feira que não há evidências suficientes para classificar as carnes processadas como grupo 1 de agentes cancerígenos, por causa de um nexo de causalidade com câncer de intestino.
Ele coloca a carne vermelha no grupo 2A, como "provavelmente cancerígeno para os seres humanos". Comer carne vermelha também está ligado ao câncer de pâncreas e próstata, diz o IARC.
Relacionados: O que há de tão ruim sobre 'alimentos processados'?
Os peritos da IARC concluiu que cada porção de 50 gramas de carne processada comido diária aumentou o risco de câncer colorretal em 18%.
"Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal por causa de seu consumo de carne processada permanece pequeno, mas este risco aumenta com a quantidade de carne consumida", disse o Dr. Kurt Straif, chefe do programa de monografias IARC. "Tendo em vista o grande número de pessoas que consomem carne processada, o impacto global sobre a incidência de câncer é de importância para a saúde pública".
A decisão da IARC, após um ano de deliberações por cientistas internacionais, será acolhido por pesquisadores de câncer, mas provocou uma resposta imediata e furiosa da indústria, e os cientistas que financia, que rejeitaram qualquer comparação entre cigarros e carne.
"O que sabemos é que evitar a carne vermelha na dieta não é uma estratégia de proteção contra o câncer", disse Robert Pickard, um membro do painel consultivo da Carne e professor emérito de neurobiologia da Universidade de Cardiff. "As principais prioridades para a prevenção do câncer permanecem, como o tabagismo, manutenção do peso corporal normal e evitar a alta ingestão de álcool.".
Mas a descoberta tem sido um alerta para o consumo de presunto, bacon e salsichas por vários anos. O World Cancer Research Fund tem sido aconselhar as pessoas que a carne processada é um perigo para adquerir câncer. Ele aconselha comer produtos como presunto, bacon e salame o mínimo possível e não ter mais de 500g por semana de carne vermelha, incluindo carne bovina, carne de porco e cordeiro.
Prof Tim Key, epidemiologista do Cancer Research UK, na Universidade de Oxford, disse: "Cancer Research UK apoia a decisão da IARC que não há evidências fortes o suficiente para classificar a carne processada como uma causa de câncer, e carne vermelha como uma provável causa de câncer.
Relacionados: sera que a salsichas e ruim para você?
"Sabemos há algum tempo sobre a provável ligação entre a carne vermelha e processada e câncer de intestino, que é apoiado por evidências substanciais.
"Esta decisão não significa que você precisa parar de comer qualquer carne vermelha e processada. Mas se você comer grande quantidade você ja deve pensar sobre a diminuicao . Você poderia tentar substituir por peixes no o seu jantar em vez de salsichas, ou optando por ter uma salada de feijão para o almoço.
A declaração do IARC, publicado como um artigo na revista Lancet Oncology, endurece substancialmente a linha, especialmente contra a carne processada. Mas enquanto os cientistas de câncer estão preocupados com os riscos de comer muita carne, alguns nutricionistas afirmam que o risco extra é relativamente pequeno e que a carne tem outros benefícios.
Dr Elizabeth Lund - um consultor independente na área da saúde nutricional e gastrointestinal e um ex-líder de pesquisa no Instituto de Investigação Alimentar, que reconhece que ela fez alguns trabalhos para a indústria da carne em 2010 - disse a carne vermelha estava ligada a cerca de três casos adicionais de câncer de intestino por 100.000 adultos nos países desenvolvidos.
"Um fator muito maior risco é a obesidade e falta de exercício", disse ela. "No geral, eu sinto que comer carne uma vez por dia combinado com abundância de frutas, legumes e fibras de cereais, além de exercício e controle de peso, irá permitir a um baixo risco de câncer colorretal e uma dieta mais equilibrada."
Prof Ian Johnson, companheiro emérito no Instituto de Investigação Alimentar, também disse que o efeito foi pequeno. "É certamente muito inadequada para sugerir que qualquer efeito adverso de bacon e salsichas sobre o risco de câncer de intestino é comparável aos perigos do fumo do tabaco, que é carregado com produtos químicos cancerígenos conhecidos e aumenta o risco de câncer de pulmão em fumantes de cigarros em cerca de vinte vezes ".
O Instituto de carne norte-americana disse que a definição de carne vermelha como um perigo câncer desafiou o senso comum.
"Ficou claro, sentado na reunião IARC, que muitos dos painelistas estavam apontando para um resultado específico, apesar de antigas, fracas, inconsistentes, dados de consumo auto-relatados", disse Betsy Booren, vice-presidente do instituto de assuntos científicos. "Eles torturaram os dados para garantir um resultado específico.
Carne vermelho e carne processada estão entre 940 agentes revisados pela IARC e encontrados para posar algum nível de" perigo.
Realmente somos o que comemos, Temos que ser mais prudentes ao escolher nosos alimentos, geralmente os mais apetitosos sao os mais perigosos.....
ResponderExcluirAdoramos Seitan, como vegetarianos ontem fizemos em casa, ficou igual ao do Kroger alem de MUITO. A IS bar at.
ExcluirAdoramos Seitan, como vegetarianos ontem fizemos em casa, ficou igual ao do Kroger alem de MUITO. A IS bar at.
Excluir