sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Hábitos novos vida nova

17 MUDANCAS  de hábitos que podem MELHORAR sua VIDA


Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um ato, mas sim um hábito.”
- Aristotle
Todos nós gostaríamos de fazer alterações positivas nas nossas vidas, criar e manter hábitos que mudariam, para melhor, o nosso dia-a-dia… mas por onde começar? Que hábitos são esses? Esta não é uma pergunta fácil, mas na tentativa de o ajudar a começar a formar novos hábitos que podem mudar a sua vida para melhor, escolhemos sete.

Hábitos novos, vida nova

A ideia não é seguir, à letra, cada um destes sete hábitos, mas sim escolher um ou dois que podem ter um impacto profundo na sua vida, melhorando-a substancialmente. Depois, se quiser continuar a adotar mais hábitos, força. Se não, concentre-se naqueles que já abraçou. O importante é trabalhar para os implementar e manter. Mas antes, uma pequena lista sobre como desenvolver novos hábitos, que é tão importante como mantê-los:
  • Implemente um desafio de 30 dias onde se concentra apenas num novo hábito.
  • Coloque esse desafio/hábito preto no branco, escrevendo ainda quais as suas motivações, obstáculos esperados e estratégias para os ultrapassar.
  • Dedique-se a 100%, de preferência publicamente.
  • Registe o seu progresso.
  • Dê a conhecer o seu progresso diariamente e, de preferência, publicamente.
  • Tenha um amigo/comunidade de apoio para os momentos mais difíceis, seja real ou virtual.
  • Recompense-se por cada vitória.
  • Se falhar, perceba o que correu mal, delineie uma nova estratégia e tente outra vez.
  •  
  • Muitas vezes quando queremos mudar nossas vidas, pensamos em grandes projetos, transformações radicais, quando é mais simples trocar alguns hábitos nocivos por outros saudáveis ou ainda incorporar pequenas atitudes no nosso dia a dia. As dicas abaixo são capazes de melhorar sua saúde globalmente, fazendo-o perder peso, ficar mais ativo, dar uma guinada nos relacionamentos e ainda se desenvolver espiritualmente. Quer tentar?
1. Ter uma garrafinha de água sempre a mão Beber água é algo que todo mundo sabe que precisa fazer, mas que mesmo assim, deixa de lado. A questão é que beber a quantidade suficiente de água melhora tantas coisas que não custa nada o esforço. Então, se quiser ter uma aparência mais saudável, ficar menos inchado e evitar algumas doenças, beba água sempre que puder e, principalmente, antes de ter sede.

2. Caminhar e/ou subir escadas  Nós já fazemos tão pouco exercícios normalmente que vale a pena aproveitar pequenas oportunidades de se mexer. Se puder ir em algum lugar a pé ou subir escadas ao invés de pegar o elevador, faça-o. No final do dia, mesmo que não seja muito, é o que manterá seu peso estável e o coração saudável.
3. Andar de transporte público – Além de mais econômico, usar o transporte público pode lhe ajudar a descansar de vez em quando (dirigir pode ser bastante estressante), dando tempo para que leia um livro que estava parado (ou o jornal do dia), além de pensar mais na vida. Isso sem contar a parte ecológica.
4. Evitar bebidas alcoólicas – Beber com frequência pode ter vários danos, seja à saúde (por causa do álcool), seja ao peso (excesso de calorias), seja ao convívio social (se você viver bêbado), ao bolso (bebidas custam caro, assim como as multas), seja ao desenvolvimento pessoal (desvia você dos problemas que deve resolver).
5. Trocar o refrigerante pelo suco – Refrigerantes não tem nutrientes, mas estão cheios de calorias, estragam os dentes, deixam você inchado, fazem mal ao sistema digestivo, enquanto que os sucos naturais (sem açúcar, claro), possuem fibras, vitaminas e minerais, sendo uma forma rápida e fácil de suprir suas necessidades nutricionais, além de serem refrescantes e saborosos.
6. Tirar o açúcar do café, do chá e do suco – O açúcar mascara o gosto das coisas e faz você não gostar verdadeiramente de café, chá ou suco e sim do sabor doce contido neles. Quando você retira o açúcar, demora um pouco para se acostumar, mas, em longo prazo, evitará calorias desnecessárias e reeducará seu paladar.
7. Ter jantas leves – Comer exageradamente (ou alimentos pesados) à noite prejudica seu sono e também afeta sua digestão como um todo. Comer uma salada, uma sopa ou lanche saudável farão enorme diferença no seu bem-estar e disposição.
8. Acordar um pouco mais cedo para espreguiçar, meditar – No dia a dia ficamos tão acelerados que o despertador toca e já nos levantamos rapidamente, fazendo as coisas de forma afobada, pois não queremos perder tempo. Porém, se despertássemos uma meia hora antes para espreguiçar, fazer uma meditação, mesmo que por apenas 15 minutos, nosso estado de alma seria tão mais calmo e bem disposto que nosso dia inteiro seria influenciado positivamente por isso.
9. Deixar suas coisas arrumadas antes de dormir – Complementando a ideia anterior, dedique uns 10 minutos para deixar todas as suas coisas no jeito, assim, quando levantar, não precisará fazer nadas aos tropeços, o que diminuirá bastante o estresse.
10. Dormir mais cedo – Nem sempre compensa ficar vendo TV até tarde só por força do hábito. Muitas vezes o que está passando nem lhe interessa tanto. Uma hora a mais de sono, no entanto, pode fazer bastante diferença.
11. Ler antes de dormir e na hora do almoço – Ir dormir um pouco mais cedo lhe permitirá também se dedicar à leitura. Mesmo que seja apenas por 15 minutos, no final de um mês você poderá ter lido um livro inteiro, coisa que não aconteceria se você nada fizesse com a desculpa de “não tenho tempo”. Usar alguns minutos da hora de almoço também terão o mesmo efeito, principalmente se, ao fazê-lo, você estiver evitando perder tempo e energia com fofocas de colegas.
12. Evitar a sobremesa – Este é um hábito ao qual nos acostumamos, mas que é ruim em vários sentidos. Primeiro que para o corpo sobremesa é apenas uma extensão do almoço e não algo a parte, segundo que é um acréscimo calórico desnecessário, terceiro que nos vicia, pois geralmente a sobremesa tem largas quantidade de açúcar e gordura, quarto que aumenta nossas despesas (imagine economizar uns R$ 100,00 só tirando a sobremesa do almoço?). Assim, vale mais a pena transformar a sobremesa em lanche da tarde ou janta, do que vê-la ser desperdiçada no almoço
13. Alongar-se – Sempre que puder, alongue-se, pois ficar na mesma posição por muitas horas ajuda na tensão e no acúmulo de dores musculares e das articulações. Fora que o alongamento melhora a postura e relaxa.
14. Cozinhar em casa uma vez por semana e congelar ao invés de comprar congelados – Além de gastar mais, pois congelados são caros, eles estão cheios de sal e gordura, isso sem contar os aditivos químicos. Então, que tal cozinhar um dia na semana, separar tudo em potinhos no congelador e ir comendo ao longo da semana? Sobras de receitas (tortas, lasanhas, massas, pães, bolos) também podem ir para o congelador, evitando que você coma tudo com a desculpa de que irá estragar.
15. Comer carne no máximo uma vez por dia – Além de ser bom para os animais e meio-ambiente, consumir menos carne também o fará economizar dinheiro, preservar sua saúde, diminuir seu peso (se estiver precisando) e variar seu cardápio, possibilitando que você tenha mais acesso a nutrientes diferentes. Isso sem contar que estará poupando seu sistema digestivo que gasta muito tempo digerindo as carnes.
16. Maneirar no sal – Isso ajuda a desinchar e a manter a pressão sanguínea equilibrada, fora que também evita que você coma demais.
17. Use aromatizadores de ambiente – Se quiser relaxar, se sentir mais energizado ou feliz, busque aromatizadores de ambiente para perfumar seu local de trabalho, sua casa…a aromaterapia realmente influencia nosso estado emocional. A lavanda, por exemplo, diminui a ansiedade.

Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado

Nenhum comentário:

Postar um comentário