sábado, 10 de outubro de 2015

EXERCITE SEUS OLHOS E TENHA UMA MELHOR VISÃO

Dicas de exercícios para a saúde ocular


 

Todos nós sabemos como é importante manter nosso corpo em forma, sempre realizando exercícios físicos e atividades diversas. Porém, você sabia que há uma maneira de exercitar os olhos também? Os exercícios oculares são feitos para fortalecer os músculos dos olhos, aumentando a capacidade de foco, de movimentos e promovendo o estímulo da parte do cérebro que controla a visão. Apesar de não existir nenhuma prova científica de que os exercícios oculares melhoram a saúde dos olhos, eles poderão ajudar a combater problemas existentes, além de manter o bom estado dos órgãos.

  • Lembre que exercícios para os olhos não vão curar ou resolver problemas oftalmológicos, como miopia (vista curta), presbiopia (inabilidade de mudar o foco da visão de longe para algo de perto) ou astigmatismo (visão borrada devido ao formato da córnea). A grande maioria dos optometristas não confia muito em exercícios que prometem que o indivíduo poderá "jogar os óculos no lixo", melhorando a visão rapidamente.

  • Não há problema algum em experimentar os exercícios, desde que você não tenha
    nenhuma condição oftalmológica que possa piorar devido ao uso prolongado dos olhos. Porém, indivíduos com problemas mais sérios (cegueira em um ou ambos os olhos, catarata, em recuperação de lesão na córnea) devem evitá-los.

Coloque a palma das 
mãos na frente dos olhos. 
Assim, o estímulo aos olhos e cérebro será menor. Fechá-los e aplicar um pouco de pressão sobre eles esticará o filme lacrimal de forma uniforme, relaxando-os.
  • Sente-se de maneira confortável em uma cadeira. Esfregue as mãos até que elas fiquem aquecidas.
  • Feche os olhos e cubra-os sem aplicar força, com a palma das mãos em concha. Não exerça pressão sobre os globos oculares. O nariz não deve estar coberto para que a ventilação seja adequada durante o processo.
  • Verifique se não há luz entrando pelas fendas entre os dedos ou bordas das palmas e nariz. A luz estimula os olhos, em vez de relaxá-los, retardando o processo. Imagine que tudo está preto e foque nisso.
  • Respire profundamente, com calma e de maneira uniforme enquanto pensa em algo bem calmo, como uma praia vazia, um lago limpo ou uma montanha tranquila. Quando não estiver vendo nada além da escuridão, retire as palmas da mão do rosto.Repita o mesmo processo por três minutos ou mais.
Massageie os olhos. A circulação sanguínea será aumentada em volta dos olhos e rosto, preparando-os para o exercício.
  • Aplique uma compressa fria e quente. Mergulhe uma toalha em água quente e outra em água fria. Primeiro, coloque a quente sobre o rosto, de forma que cubra as sobrancelhas, as pálpebras fechadas e as bochechas. Depois de três minutos, retire a toalha quente e coloque a fria. Alterne entre as duas da maneira que desejar, terminando sempre com a compressa fria. As alterações constantes de temperatura no rosto causarão vasodilatação e vasoconstrição, além de mudanças fisiológicas que estimularão o rosto e a pele em volta dos olhos.
  • Faça uma massagem completa no rosto. Mergulhe uma toalha em água quente e esfregue-a no pescoço, testa e bochechas. Por fim, com a ponta dos dedos, massageie cuidadosamente a testa e os olhos fechados.
  • Faça uma massagem nas pálpebras. Lave bem as mãos e feche os olhos. Massageie-os com movimentos circulares dos dedos por um ou dois minutos. A pressão deve ser bem fraca durante a massagem, ajudando a estimular os olhos.
Fortaleça a capacidade dos olhos focarem algo de perto e de longe. O exercício fortalecerá os músculos oculares, mantendo a boa saúde da visão.Sente-se em uma cadeira ou fique na frente de uma parede. Coloque o polegar por volta de 25 cm à sua frente e concentre toda a visão nele. Outra opção é focá-la em um objeto entre 1,5 m e 3 m de distância por dez a quinze segundos.
  • Agora, concentre a visão em um objeto distante de 3 a 6 metros. Foque a visão nele por dez a quinze segundos.
  • Depois desse tempo, foque a visão novamente no polegar. Faça isso cinco vezes.
Treine o foco dos olhos. Esse exercício é muito bom, já que é necessário ajustar o foco de certas distâncias.
  • Sente-se em uma posição confortável.
  • Estique o braço e faça "positivo" com o polegar.
  • Foque a visão no polegar. Depois, traga-o para perto de você, olhando para ele até que esteja a cerca de 7,5 cm na frente do rosto.
  • Mova o polegar para longe novamente até que o braço fique totalmente esticado.
  • Repita o exercício mais três vezes, uma vez por semana.
  • Outra maneira de treinar com esse exercício é segurando um lápis à sua frente, na distância de um braço esticado. Depois, leve o braço lentamente até o nariz e siga-o com os olhos, até que não consiga mais concentrar-se apenas no objeto.
Faça um "8" com os olhos. É um excelente exercício para controlar a movimentação física dos olhos.
  • Imagine um "8" no chão, cerca de 3 metros à sua frente.
  • "Desenhe" o número com os olhos bem lentamente.
  • Por alguns minutos, "desenhe-o" de um lado, e depois do outro, pelo mesmo período.
Treine movimentos rítmicos do olho. Eles podem ajudar a fortalecer os órgãos, além de melhorar a coordenação entre as mãos e os olhos.
  • Foque em algo bloqueado por uma cerca. Esse exercício ajuda a treinar a capacidade do cérebro de focar em um objeto ao mesmo tempo em que o indivíduo mantém o equilíbrio e a coordenação. Fique em frente de uma cerca, de uma janela gradeada ou algo do tipo, desde que possua linhas verticais espaçadas pela mesma distância. A sua visão deve focar um objeto distante, do outro lado das linhas. Relaxe o corpo e transfira o peso do corpo de um pé para o outro. Mantenha a respiração constante e relaxada, sem se esquecer de piscar durante a realização do exercício. Continue por dois a três minutos.
  • Fortaleça a visão periférica. Concentre a visão em um objeto distante e perto do chão. Realize esse exercício da mesma forma que o anterior, fixando o olhar no mesmo objeto e utilizando a visão periférica para observar as cercanias durante o movimento. Faça-o por dois a três minutos.
Faça exercícios com mudanças de direção da visão. 
Mover os olhos para diferentes direções é uma boa maneira de fortalecê-los
  • Fique em pé ou sente com as costas retas. Olhe diretamente para frente. Sem mover a cabeça, olhe para a esquerda e concentre-se no que estiver vendo. Depois, olhe para a direita e repita o exercício cinco vezes. Faça mais três séries deste exercício.
  • Sem mover a cabeça, olhe para baixo. Concentre-se no que estiver vendo. Em seguida, olhe para cima e concentre-se no que estiver vendo. Faça mais três séries.
  • Sem mexer a cabeça, olhe reto para frente. Depois, olhe para baixo e para a esquerda. Concentre-se no que estiver em seu campo de visão e mova os olhos diagonalmente para cima e para a direita, focando no que estiver sendo visto. Repita o exercício cinco vezes. Depois, olhe reto e para frente e repita o exercício olhando para baixo e para direita e, logo depois, para cima e para esquerda. Repita a série três vezes.
Finalize os exercícios com as palmas da mão. Sempre finalize com as palmas da mão no rosto para relaxar os olhos após a intensa carga de exercícios
  • Finalize a sessão de exercícios oculares fechando os olhos e mantendo-os assim em um cômodo escuro e silencioso por alguns minutos. Deixe que eles descansem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário